Na próxima terça-feira (24), a Embrapa vai realizar workshop com sementeiros de feijão na cidade de Cascavel (PR). O evento é destinado aos produtores do Paraná e Santa Catarina e tem por objetivo promover maior interação da Embrapa com os os agricultores no sul do País.
Segundo o gerente da Embrapa Produtos e Mercado em Ponta Grossa, Osmar Paulo Beckert, a proposta do evento é reunir técnicos e sementeiros de feijão do Sul para atualização de informações sobre tecnologias de feijão lançadas pela Embrapa e parceiros, visando à multiplicação desses materiais para que cheguem até aos produtores.
Durante o evento, serão tratados temas de interesse dos sementeiros, como o programa de melhoramento e as novas cultivares de feijão da Embrapa, trabalhos de transferências de tecnologias, propostas de trabalhos conjuntos entre a Embrapa com os sementeiros. Também haverá palestra com a entomologista Eliane Quintela (Embrapa Arroz e Feijão), que vai falar sobre controle de pragas do feijoeiro.
Dentre as pragas que mais afetam o feijoeiro comum, a mosca-branca é uma das principais, por transmitir o vírus-do-mosaico-dourado do feijoeiro (VMDF). Em decorrência da alta incidência de pragas, a solução proposta pelos pesquisadores para o momento é o Manejo Integrado de Pragas (MIP).
As estratégias do MIP incluem o controle biológico, controle cultural, controle genético (resistência de plantas a insetos), controle comportamental e controle químico. Esse controle da mosca-branca visa evitar o incremento da população antes que se alcance o chamado nível de dano econômico, que é o ponto em que o ataque da praga ao feijoeiro começa a causar prejuízos econômicos ao produtor.
Os produtores de sementes e técnicos da cadeia produtiva de feijão que quiserem obter mais informações sobre o workshop devem contatar o escritório de negócios da Embrapa Produtos e Mercado de Ponta Grossa, telefone (42) 3228-1500 ou pelo e-mail spm.epga@embrapa.br.