Portal Brasil

67ª Reunião Anual da SBPC começa no domingo

Ministros Renato Janine, da Educação, e Aldo Rebelo, da Ciência, Tecnologia e Inovação participarão da abertura do evento


por Portal Brasil


publicado:
10/07/2015 18h29


última modificação:
10/07/2015 18h29

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é o maior evento do gênero na América Latina e funciona como um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço de debates de políticas públicas para ciência e tecnologia.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidades públicas. A 67ª edição do evento ocupa o Campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) de 12 e 18 de julho e tem como tema “Luz, ciência e ação”, em alusão ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015, e cujo objetivo é aumentar a percepção sobre como tecnologias baseadas na luz promovem o desenvolvimento sustentável, provendo soluções para os desafios globais nas áreas de energia, educação, agricultura e saúde.

O Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, participará da cerimônia de abertura do evento, em 12 de julho. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo, fará a conferência de abertura da programação científica, em 13 de julho.

“A presença de dois ministros, sem contar outras autoridades federais e estaduais, mostra a importância desse congresso”, destacou o vice-reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira. “A SBPC sempre teve um papel de destaque no cenário nacional e agora vamos trazer todo esse prestígio para a Capital da Tecnologia”, disse.

A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem, com programação voltada a professores e estudantes da Educação Básica; a SBPC Inovação, que é uma mostra de Ciência e Cecnologia; a SBPC Indígena, que terá apresentações e debates; e a SBPC Cultural, com apresentação artísticas de artistas e grupos locais e regionais e discussões sobre temas relacionados à Cultura. Anualmente, o evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. A expectativa para 2015 é que 20 mil pessoas passem pelo evento diariamente.

No dia 20 de Dezembro de 2013, As Nações Unidas (ONU) em sua 68° Seção proclamou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Baseadas na Luz (IYL 2015).

Em seu histórico, além da contribuição científica, a SBPC cumpriu um papel fundamental de resistência durante os anos de governo militar (1964 – 1984), sobretudo manifestando-se contra perseguições a professores, pesquisadores e estudantes, e a interferências nos sistemas educacional e científico, que pudessem ferir a autonomia das universidades.

Fonte: Portal Brasil, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação e Ano Internacional da Luz