Portal Brasil

Abrigo da região Centro-Sul do Paraná será inaugurado nesta terça (31)

Ação foi desenvolvida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres de Guarapuava e conta com o apoio da Secretaria de Políticas para Mulheres


por Portal Brasil


publicado:
30/03/2015 18h00


última modificação:
30/03/2015 18h00

A primeira casa abrigo da região Centro-Sul do Paraná será inaugurada nesta terça-feira (31), em Guarapuava.  A casa foi estruturada com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), por meio de convênio, e é destinada às mulheres que se encontram em risco de morte em decorrência de violência doméstica.

Como o endereço da casa abrigo deve permanecer em sigilo, por questão de segurança, a entrega oficial acontece na sala de reuniões do gabinete do prefeito, no Paço Municipal, às 14 horas.

A casa abrigo poderá acolher até 15 pessoas, entre mulheres e filhos menores, que necessitem de proteção. A previsão de permanência na casa é de 90 dias, podendo ser prorrogada para até 180 dias.

Durante esse período, elas terão atendimentos psicológico, jurídico e social, além de serem priorizadas em políticas públicas, como cursos profissionalizantes e de moradia para que tenham condições de romper o ciclo da violência.

Central de Atendimento à Mulher

O governo federal dispõe da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 como um serviço de utilidade pública que orienta as mulheres em situação de violência sobre seus direitos, com o intuito de prestar acolhida nessas situações e prestar informações sobre onde podem recorrer caso sofram algum tipo de violência.

O atendimento funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. São aceitas ligações de celular pré-pago mesmo sem crédito/recarga.

Fonte:

Portal Brasil com dados da Secretaria de Políticas para Mulheres