Portal Brasil

Ação da Codevasf ajuda agricultor familiar a enfrentar estiagem na Bahia

Ação da Codevasf teve investimentos de R$ 4,7 milhões para ajudar a produção de agricultores familiares na Bahia


por Portal Brasil


publicado:
25/08/2016 21h08


última modificação:
25/08/2016 23h09

Famílias de agricultores do semiárido baiano, moradoras de municípios em situação de emergência ou calamidade reconhecida pela Defesa Civil, estão mais estruturadas para enfrentar os efeitos da estiagem prolongada. Isso porque a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) investiu R$ 4,7 milhões na compra de 46 tratores com carretas e grades aradoras.

Os instrumentos são utilizados por associações de comunidades rurais em 27 municípios na região do Médio São Francisco. Os recursos são oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares com vistas ao fomento do desenvolvimento regional.

”Essa ação vem contribuir para a melhoria da agricultura familiar e da qualidade de vida das pessoas, graças a uma produção maior de alimentos e consequente garantia de renda e de subsistência”, destaca Harley Nascimento, superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA).

“Nós plantamos milho, coentro e algumas hortaliças para a própria comunidade; já temos um terreno, e o que faltava era um trator. Com ele, podemos aumentar a nossa área, plantar mais, aumentar a produtividade”, diz Simone Julinha da Silva, presidente da Associação Comunitária de Guarani, povoado do município de São Gabriel, que agora conta com um trator agrícola com grade aradora de 14 discos à disposição dos agricultores.

Para os produtores da Associação Agrocit da Fazenda Rio Preto, de Santa Rita de Cássia, a produção de alimentos ficou mais fácil, principalmente de mandioca, feijão e milho. “O nosso trabalho era todo feito manualmente. Então, esse trator foi uma conquista muito importante, não só para nossa associação, que conta hoje com 20 associados, mas também para as cerca de 300 famílias que moram no assentamento”, assinala a agricultora Zilda Maria Souza de Oliveira, presidente da associação.

Monitor de Secas da ANA

De acordo com o Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas (ANA), as chuvas esperadas para julho de 2016 ficaram muito abaixo do nível em toda Região Nordeste, excetuando-se apenas o extremo sul da Bahia. As maiores reduções da precipitação se concentraram no leste da região, “com anomalias de mais de 200 mm, e no norte do Maranhão, com anomalias de até 100 mm”, informou o sistema.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Codevasf