Portal Brasil

Ambiente de pesquisa digital será inaugurado em duas universidades federais

Projeto da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa será implantado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Universidade Federal do Espírito Santo


por Portal Brasil


publicado:
26/08/2016 19h51


última modificação:
26/08/2016 19h55

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), irá inaugurar duas ilhas de experimentação, nas próximas semanas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A RNP disponibiliza um ambiente virtual para disseminar e fortalecer a chamada internet do futuro. Para tanto, disponibiliza a plataforma Future Internet Brazilian Environment for Experimentation (Fibre) para o desenvolvimento de pesquisas na área. Atualmente, são 11 ilhas de experimentação em funcionamento.

O Fibre é um ambiente virtual em larga escala que permite a pesquisadores em redes de computadores analisar a expansão do sistema global, que tem 3,3 milhões de usuários. A solução para a expansão da rede, ainda no campo das teorias, propõe a evolução da internet ou um novo modelo que comece do zero.

Para realizar experimentos, parte da infraestrutura da internet pode ser usada como plataforma para testes. A proposta é equacionar desafios como o esgotamento de endereços IP, o avanço da internet das coisas, ataques cibernéticos, aplicações em tempo real e a internet móvel, resultante de um percurso de sistema com 40 anos.

O que é a Internet do Futuro?

A Internet do Futuro surgiu como um movimento entre os cientistas na busca de soluções para os desafios como gerenciamento, mobilidade e segurança. A avaliação é que os dois pilares da rede – serviço fim a fim de transferência de dados e perfil de protocolos TCP/IP – definiram o crescimento da internet. Agora, a Internet do Futuro tem como proposta a flexibilidade para garantir a capacidade de mudar e evoluir. 

Exemplos

Com a Internet do Futuro, uma mudança ocorrerá com alguns tipos de serviço, como o acesso a vídeos em sites como o YouTube, os serviços de manchetes constantemente atualizados (RSS), o acesso a bancos, entre outros. Em todos eles, o usuário busca um determinado conteúdo sem se importar em qual máquina o serviço ou os dados estão hospedados.

Com isso, existe o conceito de que a internet está deixando de ser focada na máquina para ser destinada ao perfil do usuário. O que deve ser explorado no desenvolvimento de aplicações para a Internet do Futuro.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)