Portal Brasil

Ministério da Cultura propõe atividades especiais para bibliotecas durante a Rio 2016

A ideia é levar uma programação literária que pode ser trabalhada ao longo de todo o ano, e não somente no período das competições


por Portal Brasil


publicado:
19/08/2016 19h08


última modificação:
19/08/2016 19h54

O Ministério da Cultura (MinC) lançou uma cartilha especial com sugestões de atividades a serem desenvolvidas por bibliotecas públicas e comunitárias durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.

Disponível para download, o documento visa transformar a inspiração esportiva em atividades voltadas diretamente para as comunidades cariocas.

Entre as atividades sugeridas na cartilha estão a formação de grupos de leitura e sugestões de livros e filmes que possam proporcionar maior contato da comunidade com o esporte. A cartilha sugere, ainda, exposições relacionadas ao tema olímpico, concursos de redação e de desenho e gincanas e palestras que tenham o esporte como tema principal.

Apesar de ser inspirada nos Jogos, o documento traz uma programação literária que poderá ser trabalhada ao longo de todo o ano, e não somente no período das competições. 

Livros

Na cartilha, é possível encontrar uma relação de livros que possam compor o acervo editorial durante todo o ano de 2016, entre eles Alguém para jogar com Bóris, de Edward van de Vendel; A decisão do campeonato, de Ruth Rocha; Esportes Radicais, de Ziraldo; Uma história sobre futebol, de José Roberto Torero; Mestres e capoeiras famosos da Bahia, de Pedro Abib; Resenha esportiva, de Nelson Motta; e Time dos sonhos, de Luís Fernando Veríssimo.

Filmes

Também são sugeridos filmes que possam ser exibidos em mostras temáticas sobre esportes, como Olympia (1938), Rocky: um lutador (1976), Carruagens de fogo (1981), Jamaica abaixo de zero (1993), Driblando o destino (2002), As bicicletas de Belleville (2003) e Menina de ouro (2004).

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura