Portal Brasil

Alunos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares ganham prêmios nos EUA

Cassio Lima e Marcia Moraes, do Centro de Lasers e Aplicações (CLA), receberão premiação no congresso da American Society for Lasers in Medicine and Surgery


por Portal Brasil


publicado:
22/04/2015 20h09


última modificação:
23/04/2015 09h22

Dois alunos de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) foram agraciados com premiação no congresso da American Society for Lasers in Medicine and Surgery (ASLMS), que ocorre desta quarta-feira (22) até o próximo domingo (26), na cidade de Kissimmee, Flórida (Estados Unidos).

Os alunos Cassio A. Lima e Marcia C.D Moraes, que desenvolvem pesquisas no Centro de Lasers e Aplicações (CLA), conquistaram o prêmio Student Travel Grant com os resultados de seus estudos no mestrado.

Orientados pelos pesquisadores Denise M. Zezell e Anderson Zanardi de Freitas, respectivamente, Cassio e Marcia foram selecionados pelo Comitê de Programa da Conferência Anual, que se baseou no mérito científico e na relevância dos trabalhos submetidos, nas respectivas sessões (o resultado está divulgado na página do evento).

O trabalho “Biochemical changes in normal skin caused by squamous cell carcinoma using FTIR spectroscopy”, em coautoria com Viviane Goulart, Luciana Correa e Denise Zezell, rendeu a Cassio Lima a honraria na Basic Science and Translational Research Session. Ele fará apresentação oral do trabalho, que versa sobre diagnóstico óptico de tumor de pele, na sexta-feira (24).

“Foi muito gratificante ter meu trabalho de mestrado reconhecido em um congresso desse porte, sobretudo tendo sido o prêmio concedido por uma entidade norte-americana”, afirma Lima.

Marcia recebe a honraria nesta quarta-feira (22), na Laser Dental Applications Session, pela apresentação oral do trabalho sobre diagnóstico óptico de erosão dentinária, sob o título “Assessment to the optical attenuation coeficiente of eroded dentin”. O trabalho tem coautoria de Ana Aranha, Denise Zezell (coorientadora) e Anderson Freitas.

“Fiquei honrada pelo reconhecimento da minha pesquisa de mestrado por parte dos organizadores da ASLMS, principalmente devido à grande quantidade de trabalhos de todas as nacionalidades inscritos no evento e por ser um assunto em foco”, diz Marcia, referindo-se à tomografia por coerência óptica.

O Ipen é uma autarquia estadual associada à Universidade de São Paulo (USP) e gerenciada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCTI).

 

Fonte:

Ministério de Ciência e Tecnologia