Portal Brasil

Belém recebe a tocha olímpica nesta quarta-feira (15)

Revezamento volta à Região Norte, onde passará por seis Estados; ao final, a tocha terá visitado mais de 300 municípios brasileiros


por Portal Brasil


publicado:
15/06/2016 17h44


última modificação:
16/06/2016 09h40

A tocha olímpica chega a Belém, no Pará, nesta quarta-feira (15). A cidade, com aproximadamente 1,5 milhão de habitantes, é uma das maiores da Região Norte. Fundada em 1616, teve um dos seus períodos mais gloriosos durante o ciclo da borracha no século XX e foi considerada uma das mais importantes cidades do País. 

Nessa época, foi construído o conhecido Theatro da Paz, localizado na Praça da República. Além do Theatro, a capital paraense é repleta de atrativos turísticos, como o Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas, o Museu Emílio Goeldi e a Basílica de Nazaré.

Um dos principais atrativos turísticos e gastronômicos da capital é o Mercado Ver-o-Peso. Com 389 anos, é considerado a maior feira livre da América Latina. O movimento começa de madrugada com a chegada dos barcos trazendo peixes e o mais famoso produto da região, o açaí.

A Estação das Docas, onde ficava o antigo porto de Belém, foi inaugurada em 2000 e manteve sua aparência rústica. Ali, bares e restaurantes oferecem pratos típicos da região como o tacacá, a maniçoba e o açaí servido com peixe, camarão ou carne seca. Vale também experimentar a famosa cachaça de jambu, erva típica do Estado, que adormece os lábios e a língua.

Belém também é a cidade do Círio de Nazaré, um dos maiores festejos religiosos do mundo, que acontece há mais de 200 anos e reúne cerca de 2 milhões de romeiros em um percurso de 3,6 km. Em 2004, o Círio foi registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural de natureza imaterial do País.

O Museu Paraense Emílio Goeldi  Parque Zoobotânico, localizado no centro da cidade, tem 140 anos: é um dos mais antigos do Brasil e um dos principais polos de estudo dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo