Portal Brasil

Brasil lança catálogo com oportunidades de investimento no País

Guia apresenta 149 projetos nos setores de energia, rodovias portos, aeroportos e telecomunicações, que podem movimentar até U$ 47 bilhões


por Portal Brasil


publicado:
09/08/2016 16h35


última modificação:
09/08/2016 17h40

Com informações sistematizadas sobre oportunidades para investidores estrangeiros e domésticos, foi lançado, nesta terça-feira (9), o 5º Catálogo de Oportunidades de Investimento no Brasil. O guia apresenta 149 projetos nas esferas estadual e federal, que totalizam mais de US$ 47 bilhões.

O catálogo coloca em evidência setores como geração e transmissão de energia, rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, telecomunicações, mobilidade urbana, construção, turismo, entre outros.

Para o secretário executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Fernando Furlan, a iniciativa apoia o ciclo de retomada do crescimento econômico. “A consolidação das informações vai auxiliar a divulgação e permitir ao investidor analisar os projetos amplamente”, destacou Furlan, no lançamento do catálogo, realizado em evento na Casa Brasil, no Rio de Janeiro.

Furlan disse, ainda, que o Brasil atravessa um momento econômico desafiador e que o cenário de restrição fiscal surge também como limitador dos instrumentos tradicionais de incentivo ao desenvolvimento produtivo.

Por isso, ele avalia que “ações de promoção de investimento são determinantes para o fortalecimento do setor produtivo nacional e não podem ser realizadas de forma pulverizada e sim por meio da união das entidades que tratam do tema de investimentos”, afirmou. 

Retomada do crescimento

Nesse sentido, segundo o secretário executivo, o investimento deve ter um papel de protagonismo para retomada do crescimento e do dinamismo do setor produtivo brasileiro. “O Brasil está em um novo ciclo de desenvolvimento, promovendo um amplo processo de ajuste, com a finalidade de melhorar sua competitividade e produtividade”, avalia.

O Guia de Oportunidades será distribuído nas embaixadas brasileiras no exterior e pode ser acessado aqui.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior