Portal Brasil

Brasil tem mais de 300 inscritos para participar do Micsul

Entre as dez vagas, há seleção para a área de artes cênicas, design, audiovisual, mercado editorial, jogos eletrônicos e música


por Portal Brasil


publicado:
08/08/2016 13h36


última modificação:
08/08/2016 13h53

A primeira etapa do processo seletivo para elencar 61 profissionais, que representarão o Brasil, na 2ª edição do Mercado de Indústrias Culturais do Sul (Micsul) conta com 306 inscritos. Promovido por ministérios da Cultura de dez países sul-americanos, o evento será realizado de 17 a 20 de outubro, em Bogotá, na Colômbia.

O Ministério da Cultura (MinC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) são responsáveis pela seleção dos representantes brasileiros. A iniciativa tem o objetivo de gerar negócios e contatos entre empreendedores, empresas ligadas à área cultural, produtores e artistas. 

As inscrições se encerraram na última quinta-feira (4), e os participantes passarão ainda por outras fases, como habilitação de documentação, avaliação e seleção. Serão 10 vagas paras as áreas de artes cênicas, design, audiovisual (exceto jogos eletrônicos e animação), mercado editorial, jogos eletrônicos e música. Também haverá uma vaga para a realização de um desfile de moda, durante o evento de abertura do Micsul.  

O processo de seleção levará em conta critérios como a relevância cultural do projeto, o histórico do profissional em empreendimentos e em feiras de negócio e a maturidade do negócio do empreendedor.  

Profissionais que oferecerão produtos ou serviços ao mercado externo ficarão com 70% das vagas. As demais serão para aqueles que irão ao evento com o objetivo de comprar ou demandar ações e eventos a serem realizados no Brasil. 

O Micsul

Destinado a micro e pequenos empreendedores, o Micsul é o principal encontro voltado a mercados culturais e criativos da América do Sul. O evento incentiva o consumo e a circulação de bens culturais da região, além de impulsionar a venda e a comercialização de bens e serviços. 

A expectativa é que, neste ano, o MicSul reúna mais de 3 mil pessoas dos dez países participantes (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela), além de compradores da América do Norte, Europa, Ásia e África. 

Fonte: Portal Brasil, com informações do MinC