Portal Brasil

Brasileiros devem viajar mais pelo País, segundo levantamento

Estudo do ministério do Turismo mostra que aumentou intenção de viagem por destinos nacionais. O número é o maior dos últimos seis anos para o mês de março


por Portal Brasil


publicado:
20/04/2015 16h26


última modificação:
20/04/2015 16h26

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou nesta segunda-feira (20) levantamento sobre intenção de viagem dos brasileiros. Segundo a pesquisa, 70,9% das pessoas que pretendem viajar nos próximos seis meses o farão dentro do País, maior índice para o mês de março dos últimos seis anos.

Segundo  representantes do setor, o número foi impulsionado pela visibilidade após a Copa do Mundo. Outro fator é o calendário favorável, com seis feriados emendados a finais de semana.

Os feriados de 21 de abril, 1º de maio, 4 de junho, 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro devem movimentar R$ 18,66 bilhões em todo o País com viagens, de acordo com projeção do MTur. As folgas extras aliadas à valorização do dólar, têm aumentado o apetite pelos destinos nacionais.

Apesar de a cotação da moeda americana ter caído nos últimos dias, o câmbio continua acima de R$ 3, o que tem levado muitos brasileiros, e também estrangeiros, a trocarem a viagem para o exterior por um pacote dentro do Brasil. No quesito viagens a lazer, os destinos mais procurados por estrangeiros no Brasil são: Rio de Janeiro, Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR), São Paulo e Búzios (RJ).

Nem mesmo as empresas aéreas, tradicionalmente prejudicadas pela alta do dólar, aumentaram os preços. Após investimentos na compra de aviões e a liberação de mais slots nos aeroportos do País houve aumento da oferta, que vem ajudando a segurar a alta das passagens aéreas. Atualmente, cerca de 60% dos custos das companhias aéreas são pagos em dólar, segundo Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Edmar Bull, vice-presidente administrativo da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), observa que houve, ao mesmo tempo, aumento da oferta e queda no preço médio dos pacotes comercializados dentro do Brasil. “Isso contribui para elevar o interesse nas viagens para destinos nacionais”, diz.

Brasília comemora 55 anos com programação cultural

O cantor Hamilton de Holanda Vasconcellos Neto, será uma das atrações do aniversário da cidade, no dia 21 de abril, às 20h, na Torre de TV. A programação vai até a próxima sexta-feira (24) e contará com apresentações musicais na Praça dos Três Poderes, no Conjunto Cultural da República e no Parque da Cidade. Peças teatrais e exposições também poderão ser vistas em diversos pontos da cidade. O Cine Brasília preparou uma seleção de filmes que trazem a cidade como tema. 

Acesse a programação completa aqui

Fonte:
Ministério do Turismo