Portal Brasil

Brasília receberá o Fórum Internacional de Cooperação em Avaliação do Ciclo de Vida

Na primeira edição do evento no País, será lançado o Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida do Brasil


por Portal Brasil


publicado:
12/02/2016 12h11


última modificação:
12/02/2016 17h53

O Brasil vai sediar, pela primeira vez, o Fórum Internacional de Cooperação em Avaliação do Ciclo de Vida. A quinta edição do fórum internacional será realizado em Brasília entre nos dias 14 e 15 de março. Trata-se de um marco para a consolidação da Rede Global de Interoperabilidade de Bases de Dados de Avaliação do Ciclo da Vida (ACV). Além disso, o evento faz parte da Semana Internacional de ACV e conta com a participação de profissionais de renome mundial.

O encontro marcará, ainda, o lançamento do Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida do Brasil (SICV Brasil) e da Revista Latino-americana de Avaliação do Ciclo de Vida (Lalca), de acesso aberto e gratuito, que passará a receber submissões de artigos.

O objetivo das discussões durante o fórum é criar, até 2017, os mecanismos para a consolidação da rede global composta por bases de dados de ACV, que tem como finalidade conectar múltiplas fontes de dados para apoio da avaliação do ciclo de vida, facilitando, assim, a concretização da tomada de decisões relacionadas à sustentabilidade e à troca de informações técnicas e científicas entre os países participantes da rede.

A Semana Internacional de ACV recebe ainda dois outros eventos: o encontro LCA in Policy, no dia 16 de março, que reunirá especialistas da área e gestores públicos para discutir políticas públicas; e o seminário Diálogos Setoriais, que acontece no dia 17 de março e trata da cooperação técnica entre a União Europeia (UE) e o Brasil.

O evento é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), e realizado em conjunto com a Life Cycle Initiative, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTI