Portal Brasil

Rio reúne movimentos culturais que trabalham com jovens carentes

Territórios Culturais em Rede vai contar, até sábado, com palestras, oficinas e serviços de consultorias com instituições parceiras, como o Sebrae


publicado:
21/01/2016 12h15


última modificação:
02/02/2016 16h16

Integrantes de mais de 100 projetos culturais voltados para jovens carentes vão se encontrar no Rio de Janeiro a partir desta quinta-feira (21), para participar do Territórios Culturais em Rede.

O evento vai até o próximo sábado (23) e conta com palestras, painéis, oficinas e apresentações artísticas, além de serviços de orientação e consultorias com instituições parceiras, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O processo de seleção recebeu mais de 370 inscrições de nove regiões do Estado. Entre os temas a serem abordados pelas iniciativas escolhidas estão moda, música, mídia comunitária, literatura, artes cênicas, audiovisual, gastronomia, memória, turismo e gestão cultural.

O tema da palestra de abertura, às 17h30, será Territórios populares: concepções e ressignificações contemporâneas, debatido pela coordenadora de Metodologia da Agência de Redes para Juventude, Ana Paula Lisboa, o antropólogo e historiador Marcos Alvito e o geógrafo e diretor do Observatório de Favelas, Jorge Luiz Barbosa.

 Na sexta (22), a partir das 11h, o público poderá debater os temas Mídias Comunitárias, Coletivos culturais e Mobilização de valores. Também serão oferecidas as oficinas Como mobilizar redes transformadoras, das 10h às 11h, e Planejamento e gestão financeira, das 15h às 18h.

A programação completa do encontro pode ser acessada aqui.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil