Portal Brasil

Caffarelli será presidente do BB e Occhi da Caixa

O ministro da Fazenda indicou, nesta quarta-feira (25), os nomes que irão comandar duas das maiores instituições financeiras do País


por Portal Brasil


publicado:
25/05/2016 20h30


última modificação:
27/05/2016 09h09

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, indicou Paulo Rogério Caffarelli para a presidência do Banco do Brasil e Gilberto Magalhães Occhi para a Caixa Econômica Federal. Até a nomeação de Occhi, Joaquim Lima de Oliveira, que é vice-presidente de tecnologia da informação, ocupa o cargo interinamente. Ambos os executivos são funcionários de carreira desses bancos.

Caffarelli, que já foi secretário executivo do Ministério da Fazenda, é advogado e tem pós-graduação em comércio exterior, finanças e direito societário. Ele também tem mestrado em economia pela Universidade de Brasília (UnB). O executivo começou no BB como menor aprendiz e chegou aos cargos de gerente executivo na diretoria de Distribuição.

Na carreira, ocupou três diretorias no banco: a de Marketing e Comunicação, a de Novos Negócios de Varejo e a de Logística. Antes de se tornar secretário executivo da Fazenda Caffarelli havia sido vice-presidente de Negócios de Varejo. Ele substituí Alexandre Abreu, outro funcionário de carreira.

Gilberto Occhi

Occhi, que foi Ministro das Cidades, é graduado em Direito e tem pós-graduação nas áreas de Finanças e Mercado Financeiro pela Universidade de Vila Velha (ES). Ele também cursou Gestão Empresarial pela UnB e Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília. Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1980 e acumulou experiência como gerente em diversas áreas da Instituição Financeira e do Banco Nacional da Habitação (BNH), como: tesouraria, saneamento, habitação popular e cobrança.

Em 1995, Gilberto Occhi assumiu o cargo de gerente de mercado no Espírito Santo. Em 2004, foi designado para o cargo de superintendente regional em Sergipe. No ano de 2008, passou a ocupar o cargo de Superintendente Regional em Alagoas, quando atuou também como Conselheiro Deliberativo do SEBRAE no Estado. Em 2011, assumiu o cargo de Superintendente Nacional da Região Nordeste.

Fonte: Portal Brasil