Portal Brasil

Casa Brasil deve receber 10 mil visitantes durante Olimpíada

Espaço é ponto de atrações gratuitas que destacam atrativos do País. Interatividade e tecnologia são pontos fortes da programação


por Portal Brasil


publicado:
04/08/2016 07h30


última modificação:
04/08/2016 16h44

Turistas e cariocas terão, nesta Olimpíada, a oportunidade de experimentar o Brasil por meio dos cinco sentidos. Oficialmente inaugurada hoje (4) na capital carioca, a Casa Brasil, iniciativa do governo federal, é “uma grande vitrine da diversidade natural, artística, cultural e econômica do País para o mundo”, segundo informações do Ministério da Cultura, um dos 22 órgãos organizadores do projeto.

A programação da Casa Brasil ocorre em um espaço de 12.500 m² no Pier Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O projeto já foi atração em outros eventos esportivos, a exemplo da Copa do Mundo da África do Sul e dos Jogos Olímpicos de Londres e Pequim. Neste ano, no entanto, há uma série de novidades sensoriais e tecnológicas. A organização estima que cerca de 10 mil pessoas visitem o espaço diariamente.

De acordo com o Ministério do Turismo, a Casa é um “espaço de promoção do País durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016” que oferecerá “programação diversificada, com atividades de esporte, cultura e turismo, além de oportunidades de negócios”.

Interatividade

Quais serão as emoções vivenciadas pelos atletas paralímpicos das diversas modalidades? Como será a sensação de conhecer as belezas e caminhar por dentro das Cataratas do Iguaçu, umas das sete maravilhas da natureza? Quais sabores dos diversos tipos de café produzidos por todo o território brasileiro? Essas são algumas das descobertas que os visitantes da Casa Brasil podem fazer, tudo por meio de exposições e oficinas interativas que exploram os sentidos.

As atrações incluem também apresentações e exposições culturais, experiências gastronômicas, interação com atletas, vivência de modalidades esportivas, divulgação de políticas públicas de inclusão social e ambiental, recepção de autoridades internacionais, oficinas e debates. O projeto é da Câmara Temática Cultura, Turismo e Imagem do Brasil no Exterior, uma das câmaras temáticas subordinadas ao GEOlimpíadas, grupo executivo que coordena ações do governo federal para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Casa Brasil

Período de funcionamento: 4 de agosto a 18 de setembro.

Horários das atrações: das 10h às 20h durante os Jogos e das 14h às 20h entre a Olimpíada e Paralimpíada. Atrações culturais diárias das 19h às 22h.

Local: Praça Mauá, nas proximidades do último ponto de encontro do Pier Mauá, ao lado do Museu do Amanhã (acesso a pé ou por VLT. Não há estacionamento).

Entrada franca.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Embratur, ApexBrasil,  Ministério do Turismo e Ministério da Cultura