Portal Brasil

CNBB visitará empreendimentos do Projeto São Francisco

Caravana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil iniciará o roteiro de visitas pela barragem potiguar de Armando Ribeiro Gonçalves


por Portal Brasil


publicado:
25/02/2016 16h13


última modificação:
26/02/2016 18h51

Comitiva da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participa de uma caravana para acompanhar empreendimentos hídricos que compõem o Projeto de Integração do São Francisco (PIS). O roteiro será realizado entre 29 de fevereiro e 3 de março.

Considerada uma caravana de cunho socioambiental, os religiosos querem marcar um novo momento de interlocução entre a Igreja do Nordeste, as instâncias do Estado brasileiro e a sociedade nordestina. A comitiva passará pelo Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco. 

A caravana iniciará o roteiro de visitas, às 7h30 da próxima segunda-feira (29), pela barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu (RN), pertencente ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), com uma Celebração da Palavra e acolhimento da Caravana, na parede do açude.

Após o evento, partirá para o município de Jucurutu (RN), onde visitará as obras de construção da barragem de Oiticica. Depois, haverá a realização de diálogo com a comunidade e com representações de órgãos públicos na capela da comunidade Barra de Santana, onde haverá plenária e apresentação das obras da barragem por técnico do empreendimento, que é uma parceria Ministério da Integração Nacional, Dnocs e governo do Rio Grande do Norte.

No dia 1º de março, a caravana visitará a barragem Engenheiro Avidos, no município de São José de Piranhas (PB), onde os técnicos do Dnocs farão uma apresentação sobre essa  concluída em 1936  e suas finalidades. Em seguida, deslocar-se-á para a Vila Produtiva Rural Cacaré. No período da tarde, a caravana seguirá para o reservatório de Jati (CE), obra de recepção de águas do Projeto São Francisco, para o canal Eixo Norte e Vila Produtiva Rural Retiro em Penaforte (CE).

No dia 2, o roteiro será reiniciado em Salgueiro (PE). Haverá visitação à estação de bombeamento 1, com passagem pelo rio São Francisco e visita à tomada d’água, onde haverá uma Celebração da Palavra. O dia 3 será dedicado à Missa de encerramento e diálogo com representação da sociedade e órgãos públicos na Catedral da Diocese de Salgueiro (PE).

Fonte: Portal Brasil, com informações do Dnocs