Portal Brasil

Codevasf fornece mudas e sementes para reflorestamento em MG


por Portal Brasil


publicado:
23/02/2016 14h45


última modificação:
25/02/2016 16h36

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) cedeu cerca de 3 mil mudas de plantas de espécies nativas, além de 400 mil sementes, para que sejam recuperadas áreas do Parque Estadual da Lapa Grande, no município de Monte Claros (MG). Em 2015, um incêndio degradou mais de 3 mil dos 14 mil hectares da reserva.

A primeira fase do reflorestamento ocorreu no último final de semana, com o plantio de 500 mudas. O trabalho foi coordenado por técnicos da Codevasf e pelo presidente da Organização Vida Verde (Ovive), Soter Magno, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Unimontes, o grupo de escoteiros do Colégio Marista, o Lions Clube Montes Claros e outras entidades ligadas à proteção do meio ambiente. 

De acordo com Soter Magno, outras 500 mudas de plantas serão ainda plantadas em área próxima à nascente do Rio Lamberto, pertencente à bacia hidrográfico do rio São Francisco. Todo esse trabalho deve ser concluído ainda na primeira quinzena de março. 

O engenheiro ambiental Domênico Morano, da Superintendência Regional da Codevasf em Minas Gerais, disse que o trabalho vai recuperar a área e proporcionar melhoria das condições ambientais e dos recursos hídricos que abastecem o município de Montes Claros e a bacia do São Francisco. 

“O Parque Estadual da Lapa Grande é um importante manancial que abastece Montes Claros, e esse incêndio impactou diversas nascentes que abastecem o município. Então, essas mudas e sementes que foram fornecidas pela Companhia serão usadas na revegetação dessa área e em outras ações previstas para esse ano”, ressaltou.

Para o superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, essa é mais uma das ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco. “A Companhia vem executando esse trabalho no Estado há mais de uma década e não medirá esforços para atender às iniciativas e parcerias com esse objetivo.”

Fonte: Portal Brasil, com informações da Codevasf