Portal Brasil

Com apoio do Brasil, Haiti inaugura armazém para vacinas

Unidades serão utilizadas para armazenar vacinas e outros insumos da rede de saúde. Também foram entregues três micro-ônibus para auxiliar hospitais


por Portal Brasil


última modificação:
23/02/2017 20h28

As cidades haitianas de Fort-Liberté (no norte do país), em Jerémie (oeste) e em Fort-de-Paix (no sul) receberam, cada uma, um depósito para armazenar vacinas e outros insumos. A ação faz parte de uma cooperação entre Brasil, Cuba e Haiti para fortalecer a saúde pública haitiana.

Ainda nessa quarta-feira (22), foram entregues três micro-ônibus que serão usados no transporte de funcionários do hospital construído pela cooperação.

O secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Paulo Rodopiano, enfatiza a importância das ações realizadas pela cooperação. “Esses depósitos de vacinas vêm para complementar as diversas ações já realizadas, como construção de hospitais e laboratórios, e a capacitação de profissionais. É importante que o país tenha a capacidade de armazenar corretamente vacinas e outros insumos essenciais para a vigilância em saúde”, explica.

Cooperação Tripartite

Nos últimos sete anos, a Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-Haiti desenvolve diversas ações importantes no Haiti, como a construção de hospitais, laboratórios e uma oficina de órteses e próteses, além da formação de recursos humanos e o apoio a ações de vigilância e imunização.

Com investimento de R$ 135 milhões, a cooperação foi responsável pela construção de três hospitais comunitários de referência – em Carrefour, Bon Repos e Beudet – equipados e em pleno funcionamento, com atendimento diário de aproximadamente 200 pessoas cada.

Também foram reformados e equipados dois laboratórios de vigilância epidemiológica, em Cabo Haitiano e Les Cayes. As unidades realizam os principais exames necessários à identificação de doenças relevantes, como malária, dengue, tuberculose, hanseníase e cólera, e o controle de vetores e insetos. Outra unidade importante construída foi o Instituto Haitiano de Reabilitação (IHR), localizado em Bon Repos e destinado ao tratamento e reabilitação de pessoas com deficiência.

No campo da prevenção, a cooperação doou cerca de oito milhões de doses de vacina (sarampo, rubéola e poliomielite) para serem usadas nas campanhas de vacinação. O Brasil teve participação com 11% do total orçamentário necessário ao Programa Ampliado de Vacinação do Haiti para a campanha de 2012. Também foram construídos e equipados os três depósitos para o armazenamento de vacinas, inaugurados nesta semana.

Além disso, foi realizada a formação de especialistas; apoio técnico e logístico, além de compra de equipamentos para a área vigilância epidemiológica. Foram selecionados e contratados profissionais haitianos especializados e com ampla experiência em vigilância epidemiológica. Também foi realizada a capacitação, com a formação cerca de 1.600 profissionais de saúde, sendo 1.237 agentes comunitários de saúde polivalentes, 53 inspetores sanitários e 310 auxiliares de enfermagem polivalentes.

O governo brasileiro também enviou ao Haiti, em dezembro de 2016, três kits de medicamentos e insumos com cerca de 19.700 unidades e 3.961 doses de vacina contra cólera para auxiliar na recuperação do país após a passagem do furacão Matthew.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde