Portal Brasil

Confira a agenda científica da semana

Semana será marcada por apresentação de pesquisa sobre estudos genéticos, inscrições para cursos de iniciação científica e prêmio de fotografia


por Portal Brasil


publicado:
06/07/2015 19h19


última modificação:
06/07/2015 19h24

Uma pesquisa desenvolvida pela aluna Thalita Cristina Figueiredo Cunha, sob a coordenação da professora Silvana Santos, do Departamento de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (Uepb), descobriu a causa genética de duas novas formas de deficiência intelectual autossômica recessiva, ou seja, a deficiência intelectual em filhos de primos. Os resultados completos do estudo foram divulgados nesta segunda (6), em Campina Grande (PB), em apresentação aberta ao público.

A pesquisa contou com o apoio do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), por meio de acordo de cooperação técnico-científica firmado em 2012. Saiba mais sobre a pesquisa no site do Insa.

Seleção

Os interessados em candidatar-se ao cargo de diretor do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI) têm até quarta-feira (8) para encaminhar a documentação necessária. O processo de seleção é composto por análise dos currículos, documentos e propostas dos candidatos, exposição oral pública das propostas e entrevista individual perante o comitê de busca.

A seleção dará origem a uma lista tríplice, que será encaminhada ao titular do MCTI. Podem candidatar-se ao cargo quaisquer cidadãos, brasileiros ou naturalizados, com diploma de doutorado e que atendam os requisitos básicos exigidos.

Férias

No período de férias, o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus, funcionará em tempo integral, todos os dias da semana, sem intervalo para o almoço.

Durante o mês, o visitante poderá conhecer, das 9h às 17h, os atrativos do espaço de visitação do Instituto, como o peixe-boi, a ariranha, a Casa da Ciência, a Ilha Tanimbuca, o lago dos poraquês, o viveiro de jacarés e o Lago das Tartarugas. A medida do dia e do horário diferenciado é adotada todos os anos e visa atender a demanda de visitantes e turistas, que aumenta nos meses de janeiro e julho.

Iniciação científica

Encerra na sexta-feira (10) o prazo para a apresentação de propostas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do Centro de Tecnologias Mineral (Cetem/MCTI), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). As bolsas são destinadas a alunos de graduação e terão duração de um ano.

A iniciativa visa despertar a vocação científica e tecnológica entre estudantes de graduação, contribuindo para a formação de recursos humanos, a pesquisa aplicada e estímulo para que pesquisadores produtivos envolvam alunos de graduação nas atividades científica e tecnológica que desenvolvem. A íntegra do Edital e mais detalhes sobre as áreas de atuação do Centro estão disponíveis aqui e aqui.

Semiárido

Sexta-feira (10) também é o último dia para realizar as inscrições para o curso de mapeamento de cobertura vegetal de áreas semiáridas. O projeto de Pesquisa Global de Sensoriamento Remoto selecionará 20 estudantes para coletar dados das áreas semiáridas da América do Sul durante dez dias.

A iniciativa é promovida pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), unidade de pesquisa do MCTI e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Os selecionados farão um treinamento de três dias com a ferramenta “Collect Earth” e depois efetuarão o mapeamento da cobertura vegetal do semiárido sul-americano durante sete dias.

As atividades serão desenvolvidas na sede do Insa, em Campina Grande (PB), no período de 27 de julho a 7 de agosto. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do envio de uma carta de interesse e do currículo para o e-mail insa@insa.gov.br.

Fotografia

Estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros que produzem belas imagens de suas pesquisas podem concorrer ao Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte promovido pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq/MCTI). Também podem participar estrangeiros com visto permanente no Brasil. Concedido em duas categorias – Imagens produzidas por câmeras fotográficas e Imagens produzidas por instrumentos especiais (ópticos, eletromagnéticos, eletrônicos) –, o Prêmio tem como objetivo principal contribuir para a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia. As inscrições estão abertas até 31 de agosto e são feitas exclusivamente pela página do Prêmio.

Preservação digital

Já estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Seminário sobre Informação na Internet. O evento, que será realizado de 3 a 6 de agosto, em Brasília, é organizado a cada dois anos pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), desde 2006. 

A ideia do encontro é reunir representantes do governo, iniciativa privada e academia para discutir assuntos relevantes relacionados ao uso técnico, científico, educacional, cultural e social da Internet.

Simultaneamente ao evento, acontece o Seminário Internacional de Preservação Digital (Sinpred), com o objetivo de discutir a preservação digital e o uso de tecnologias para arquivamento de documentos eletrônicos na internet em longo prazo. 

No dia 6 de agosto acontece ainda o 4º Encontro da Rede Cariniana, que será dedicado a reuniões técnicas com representantes das oito instituições parceiras da Rede, estudantes e pesquisadores do Grupo de Pesquisa Estudos e Práticas de Preservação Digital, além de representantes regionais.

Fonte:

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação