Portal Brasil

Confira a Agenda Científica de 28 de março a 2 de abril

Na terça-feira (31), terminam as inscrições para a Obmep. Palestra sobre autismo e mecanismos de inclusão também se destaca na semana


por Portal Brasil


publicado:
28/03/2015 00h00


última modificação:
28/03/2015 12h16

O Instituto Nacional de Pesquisadas Amazônia (Inpa/MCTI) informa que o Bosque da Ciência estará excepcionalmente em recesso neste fim de semana. O local estará fechado aos visitantes devido à troca da empresa que presta serviços de conservação e limpeza.

O Bosque da Ciência é uma área de aproximadamente 13 hectares, localizada no perímetro urbano da cidade de Manaus. O espaço foi projetado e estruturado para fomentar e promover o desenvolvimento do programa de difusão científica e de educação ambiental do Inpa e preservar os aspectos da biodiversidade existente no local.

Confira a nota no site do instituto.

Pesquisador mirim

No domingo (29), o Clube do Pesquisador Mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) apresenta os principais resultados das turmas de 2014. A atividade estimula crianças e adolescentes na prática da ciência.

Quem for ao MPEG poderá conhecer os materiais produzidos pelos alunos, como a cartilha e o jogo de memória “Os invisíveis do Parque Zoobotânico”; diário e kit educativo “Descobertas amazônicas”; o jogo eletrônico “Arte pré-histórica na Amazônia”, entre outros.

Os trabalhos estarão expostos no auditório Alexandre Rodrigues Ferreira e na biblioteca Clara Galvão, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, localizado em Belém, no Pará.  

As inscrições para a turma de 2015 já estão abertas. O Clube do Pesquisador Mirim oferece 100 vagas a estudantes do ensino público e privado na região metropolitana de Belém. Os interessados em mergulhar no universo da ciência podem se inscrever até o dia 10 de abril na biblioteca Clara Galvão, no Parque Zoobotânico.

Saiba mais

Autismo

Na terça-feira (31), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) realiza o ciclo de palestras “Terças tecnológicas”. O assunto da semana é o autismo e os recursos tecnológicos para inclusão educacional e social.  

Os palestrantes são a psicopedagoga Bianca Fonseca, sócia da empresa Movimento Uniforme Reeducação Cognitivo-motora Ltda., incubada do INT, e o tecnologista Saul Mizrahi, da área de engenharia de avaliações e de produção do instituto e pesquisador do projeto Gestão Escolar para a Escola Inclusiva. Ambos são parceiros no desenvolvimento de materiais didáticos que facilitam o processo de aprendizagem das pessoas com autismo.

A palestra começa às 14h30, no auditório Fonseca Costa do Instituto Nacional de Tecnologia, localizado no Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico: dcom@int.gov.br

Mais informações.

Levitação magnética

Ainda na terça-feira, o engenheiro Richard Stephan participa do Colóquio do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI). Stephan fala sobre inovação e sustentabilidade em sistemas para transporte urbano.

O foco é no primeiro trem de levitação magnética fabricado no País, o Maglev-Cobra, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O equipamento está prestes a entrar em operação, no trajeto de 200 metros compreendidos entre dois centros tecnológicos da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão (RJ).

A palestra começa às 16 horas, no auditório do 6º andar, da sede do CBPF, no Rio de Janeiro.  A entrada é gratuita.

Saiba mais

Obmep

Termina na terça-feira, o prazo para a inscrição na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Neste ano, a olimpíada premiará 6,5 mil alunos com medalhas (500 de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 de bronze) e cerca de 46 mil com menções honrosas.

A Obmep é uma atividade do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCTI), voltada a estudantes do ensino médio e fundamental. Promovida com recursos do MCTI e do Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, a olimpíada foi criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos.

Para fazer as inscrições, clique aqui

Astrofísica

Estão abertas as inscrições para o segundo período letivo de 2015 da pós-graduação em astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI).  Estão disponíveis oito bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), que serão ocupadas ao longo da seleção.

Os candidatos devem ter formação superior, preferencialmente nas áreas de astronomia, física, matemática, computação ou engenharia. A seleção inclui análise de currículos, históricos escolares, cartas de referência, prova de física e prova oral.

As aulas do doutorado começam no dia 22 de junho. Para mais informações, clique aqui

Ensino a distância

O Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS) está com as inscrições abertas para dois cursos de capacitação em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). Os cursos “Metodologia em avaliação de tecnologias em saúde” e “Análise de custo efetividade” acontecem na modalidade a distância com carga de 90 horas de atividades em videoaulas cada, além de fóruns e atividades complementares.

Para participar é necessário ter formação de nível superior, com conhecimentos básicos em epidemiologia e bioestatística.

 

Fonte:

Ministério de Ciência e Tecnologia