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Defesa Civil reconhece emergência em 49 cidades

Desse total, 38 municípios são localizados no estado do Ceará e foram afetados por extenso período de seca


por Portal Brasil


publicado:
12/07/2017 15h14


última modificação:
12/07/2017 15h14

O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta quarta-feira (12), a situação de emergência em 49 municípios brasileiros. Destes, 38 são localizados no estado do Ceará e foram afetados por extenso período de seca.

Também obtiveram reconhecimento cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A medida, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, permite a cada uma das prefeituras solicitar apoio federal para ações de socorro e assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas por desastres naturais.

Em Minas Gerais, os reconhecimentos federais resultam do extenso período de estiagem que afeta as cidades de Guaraciama, Lassance e Vargem Grande do Rio Pardo, assim como Itambé, na Bahia.

No Rio Grande do Sul, enxurradas motivaram o reconhecimento dos municípios de Erval Seco e Taquaruçu do Sul. As enxurradas também afetaram a cidade catarinense de Chapadão do Lageado. Ainda no estado de Santa Catarina, Concórdia, Ipira e Lontras foram atingidas por tempestades e Laurentino, por inundações.

No Ceará, as cidades atingidas são: Aracoiaba, Aratiba, Brejo Santo, Caririaçu, Carnaubal, Catarina, Cedro, Chaval, Guaraciaba do Norte, Ibicuitinga, Icapuí, Ipaumirim, Irauçuba, Itapajé, Itapiúna, Jaguaruana, Madalena, Missão Velha, Morrinhos, Nova Olinda, Pacajus, Paramoti, Porteiras, Potiretama, Quiterianópolis, Quixeré, Redenção, Russas, Salitre, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, Senador Pompeu, Tabuleiro do Norte, Umari, Umirim, Uruoca, Varjota e Várzea Alegre.

Procedimentos

As portarias de reconhecimento têm vigência por 180 dias e seguem critérios fixados pela Instrução Normativa nº 2, que define procedimentos da Defesa Civil Nacional para o reconhecimento de situação de emergência ou de estado de calamidade pública decretada por municípios, estados e Distrito Federal.

Para obter apoio material e financeiro federal, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após análise da Sedec, o Ministério da Integração define o valor do recurso a ser disponibilizado.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Integração Nacional