Portal Brasil

Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado nesta segunda (22)

Brasil possui a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. São mais de 103.870 espécies animais e 43.020 espécies vegetais


por Portal Brasil


publicado:
22/05/2017 18h08


última modificação:
22/05/2017 18h48

Nesta segunda-feira (22) é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, a data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se conservar e proteger a diversidade de vida no planeta. 

A proteção de toda essa riqueza natural é uma das responsabilidades do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que atua em 327 Unidades de Conservação (UCs), distribuídas por todos os biomas do País – Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal Matogrossense, Pampa e zona costeiro-marinha.
Juntas, elas somam quase 80 milhões de hectares, algo em torno de 10% do território nacional. Além disso, o ICMBio mantém 14 centros de pesquisa, parte deles dedicada à conservação e à recuperação das espécies ameaçadas de extinção e outra parte voltada para ações técnico-científicas em biomas e ecossistemas mais amplos.

Biodiversidade e turismo 

Neste ano, o tema da campanha para a data é “Biodiversidade e Turismo Sustentável”. Frente a isso, o ICMBio tem feito esforços para estimular a visitação nas Unidades de Conservação federais, em especial, nos parques nacionais, como uma estratégia de aproximar as pessoas da natureza e sensibilizá-las sobre a importância da conservação. Apenas em 2016,  foram registrados mais de 8 milhões de visitantes nos parques nacionais

O turismo ecológico é importante, também, para incrementar as atividades econômicas nas regiões onde se localizam as UCs, contribuindo para o aumento da arrecadação dos municípios e para a geração de emprego e renda.

No momento, o ICMBio desenvolve o programa de concessão de serviços de apoio aos visitantes nas UCs. O programa, que estabelece parcerias com a iniciativa privada, dá sequência ao modelo já bem-sucedido nos parques nacionais do Iguaçu (PR), Tijuca (RJ), Fernando de Noronha (PE) e Serra dos Órgãos (RJ).

A concessão de serviços busca dotar os parques de estruturas físicas e manejo adequado das áreas de uso público, ampliando as opções dos turistas que buscam recreação em ambiente natural. 

Atualmente, estão em andamento duas licitações de serviços. Uma delas no Parque Nacional de Brasília (DF), e a outra, no Parque Nacional do Pau Brasil (BA), cuja licitação está marcada para o próximo dia 29.

Fonte: Portal Brasil, com informações do ICMBio