Portal Brasil

Saúde indígena receberá R$ 1,6 bilhões em 2017

Valor é o maior repasse desde que o Ministério da Saúde passou a gerenciar a área, em 2010


por Portal Brasil


publicado:
30/05/2017 17h25


última modificação:
30/05/2017 17h25

O Ministério da Saúde vai repassar, até o final deste ano, cerca de R$ 1,6 bilhão para ações de atenção à saúde indígena, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Trata-se do maior investimento desde que o Ministério da Saúde passou a gerenciar a área, em 2010. 

Antes, ações primárias de atenção à saúde desses povos, bem como as ações de saneamento ambiental nas terras indígenas, eram competências da Fundação Nacional da Saúde (Funasa).

Os investimentos repassados pela Sesai melhoraram o gerenciamento os atendimentos em área indígena. Atualmente, menos pacientes são encaminhados para tratamentos em unidades do SUS. Os recursos também foram utilizados na aquisição de novos veículos, barcos, motores de popa e geradores de energia.

Entre 2010 e 2017, houve avanços como a descentralização administrativa e orçamentária da saúde indígena para os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) que compõem a Sesai. Com esta medida, os distritos passaram a realizar licitações, aquisições, compras e a fiscalizar a execução de contratos; ser ordenadores de despesa; e têm autonomia para executar o próprio orçamento e contratar profissionais.

Mais médicos

O Programa Mais Médicos foi determinante na melhoria e ampliação dos cuidados com a saúde indígena, permitindo o incremento de 315 médicos para atuarem diretamente nas aldeias, nas regiões mais necessitadas. Antes, os distritos indígenas contavam com a atuação de 247 médicos. Com o programa, o número aumentou para 582, uma ampliação de 135,6%.

Esse esforço resultou na ampliação do número de atendimentos médicos; ampliação das consultas de pré-natal; melhoria da cobertura vacinal; diminuição nas taxas de mortalidade infantil e materna; ampliação da assistência de saúde bucal, entre outros.

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde