Portal Brasil

Embratur convida turistas estrangeiros a confirmarem viagens ao Brasil

Em comunicado oficial, Instituto reforça ações de enfrentamento ao zika e assegura atenção à saúde dos visitantes no País


por Portal Brasil


publicado:
01/04/2016 10h00


última modificação:
31/03/2016 20h58

Em comunicado oficial, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) declara que turistas de todo o mundo que planejam viajar ao Brasil podem confirmar suas viagens. A mensagem foi enviada nesta quinta-feira (31) a parceiros internacionais, operadores e agentes de turismo nos idiomas alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português.

De acordo com o texto, o País está integralmente empenhado no enfrentamento ao Aedes aegypti, agente transmissor do zika vírus, e coordena esforço internacional para conduzir estudos científicos.

Alinhado ao governo federal, o setor do turismo brasileiro atua com foco nos estabelecimentos e atrativos turísticos, por meio de rotinas de inspeção e da formação de agentes multiplicadores. O Instituto monitora sistematicamente, por meio dos seus 13 Escritórios Brasileiros de Turismo no exterior, casos de cancelamentos ou adiamentos de viagens ao Brasil.

Até o momento, as desistências foram pontuais, em sua maioria relacionadas a gestantes. O fluxo de comunicação também recebeu reforço, visando contribuir para que os viajantes se sintam seguros com a opção de viajar ao Brasil.

A Embratur reforça que a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016 se realizarão com total atenção à saúde dos participantes da maior festa do esporte mundial. “Estamos trabalhando para que os Jogos transcorram com segurança e tranquilidade, seja para atletas, equipes técnicas ou turistas. As medidas tomadas pelo Comitê Rio 2016, combinadas à mobilização nacional, assegurarão o eficaz combate ao zika no Rio de Janeiro, sede da competição, e em todo o País”.

Recomendações a viajantes

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Mundial do Turismo (OMT) não recomendam restrições de viagem a regiões afetadas pelo zika vírus, além do cuidado especial para mulheres grávidas. Independente do destino ou motivo da viagem, turistas devem adotar medidas básicas para reforçar a proteção contra o mosquito, como utilizar repelentes, manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida.

Fonte: Embratur