Portal Brasil

Encceja será aplicado em novos locais para candidatos de Brasília

Ao todo, 58 mil participantes tiveram seu local de provas alterado e estão sendo comunicados por e-mail e mensagem sobre a mudança


publicado:
14/11/2017 15h12


última modificação:
14/11/2017 15h17

Um total de 58 mil participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de Brasília tiveram o local de prova alterado. O motivo foi uma falha no programa, que não considerou o sistema de CEPs da Capital Federal.

Com a alteração, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai deixar os locais de aplicação mais próximos dos endereços de residência dos participantes, garantindo mais facilidade de acesso. Os endereços atualizados já estão disponíveis na Página do Participante.

O cartão de confirmação do exame foi liberado no dia 8 de novembro com informações sobre os locais e horários das provas, o número de inscrição do participante e os atendimentos específicos ou especializados, caso tenham sido solicitados.

Encceja 2017

O Encceja será aplicado no próximo domingo (19) para 1.573.862 pessoas que não concluíram os estudos na idade adequada. Neste ano, serão 301.583 participantes do ensino fundamental e 1.272.279 do ensino médio. O exame será aplicado em todas as unidades da Federação, em 564 municípios.

As provas serão realizadas em dois turnos. No matutino, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45. Os exames – ciências naturais, história e geografia, para ensino fundamental; e ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, para ensino médio – terão início às 9h e serão encerrados às 13h.

No turno da tarde, os portões abrirão às 14h e fecharão às 15h15. As provas começam às 15h30 e vão até as 20h30. Para candidatos do ensino fundamental, os exames desse turno são de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática e redação. Já os candidatos do ensino médio farão provas de linguagens e códigos e suas tecnologias; redação; e matemática e suas tecnologias. O horário a ser seguido é o oficial de Brasília.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Inep