Portal Brasil

Entenda mais sobre o zika: vírus é novo no Brasil e se espalhou rapidamente

O diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, esclarece detalhes sobre a origem e tratamento da nova enfermidade


por Portal Brasil


publicado:
22/02/2016 11h42


última modificação:
22/02/2016 11h42

Como surgiu o zika vírus no Brasil? Para Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, essa questão é muito difícil de responder. O mais importante é enfrentar o mal e as doenças que parecem estar associadas a ele, como a microcefalia. Em uma série de vídeos produzidos pelo governo, Maierovitch esclarece detalhes sobre a origem e tratamento da nova enfermidade.

Antes esse vírus estava restritivo ao continente africano e à Ásia. Um pouco na Oceania também, onde houve até grandes epidemias – mas em ilhas muito distantes do continente americano. (…) E chegou ao Brasil. O fato é que ele chegou e se espalhou muito rapidamente”.

Segundo Cláudio Maierovitch, a chegada do vírus zika ao País é uma situação completamente nova. Por isso demorou um pouco para que os médicos pudessem fazer um diagnóstico preciso da doença. “Os profissionais do Brasil não tinham qualquer experiência com o zika. Então, o Ministério da Saúde, com as secretarias estaduais e municipais [de Saúde], trabalharam muito para obter o diagnóstico de uma doença diferente que tinha aparecido, até confirmar que era o vírus zika”.