Portal Brasil

Equipamentos utilizados no Haiti chegam ao Brasil em 15 de outubro

Serão repatriados 203 contêineres, com materiais das diversas classes, 235 veículos e 25 trailers pertencentes à Marinha e ao Exército


publicado:
04/10/2017 15h48


última modificação:
04/10/2017 15h57

Saiu de Porto Príncipe com destino ao Brasil o navio Ulusoy 5, transportando todos os equipamentos e viaturas empregadas pelas Forças Armadas brasileiras na Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (Minustah). A ação é parte do processo de desmobilização e encerramento da atuação do Contingente Militar Brasileiro (Contbras) no país.

Estão sendo repatriados 203 contêineres, nos quais foram acondicionados os materiais das diversas classes em caixas de madeira, 235 veículos, 12 break bulks (cargas fracionadas) e 25 trailers pertencentes à Marinha e ao Exército. 

Toda a carga tem a previsão de chegar no dia 15 de outubro no porto do Rio de Janeiro, onde será realizado o descarregamento do material, desembaraço alfandegário e conferência do equipamento. A partir daí, será realizado o transporte terrestre para os destinos finais em Organizações Militares da Marinha e do Exército.

Ao longo desses 13 anos de missão, os efetivos de militares, bem como os equipamentos empregados, foram periodicamente ajustados visando atender aos diversos cenários enfrentados pelos 26 Contingentes do Brasil que passaram pelo Haiti.

O processo de desmobilização foi iniciado no dia 31 de agosto, em Porto Príncipe, quando uma cerimônia marcou a despedida do Contingente Brasileiro da Minustah. O primeiro voo transportando os militares chegou ao Brasil no dia 23 de setembro, seguido por mais três aeronaves, totalizando o retorno ao território nacional de cerca de 90% dos militares.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Defesa