Portal Brasil

Espírito Santo recebe R$ 3,3 milhões para emergência e Rede Cegonha

Decisão do Ministério da Saúde permite ampliar serviços nos municípios de Vitória, Vila Velha e Serra


por Portal Brasil


publicado:
02/10/2015 20h32


última modificação:
05/10/2015 10h54

O Ministério da Saúde liberou, na quinta-feira (1), R$ 3,3 milhões para reforçar, ampliar e melhorar os serviços oferecidos pela Rede de Urgências e Emergências e pela Rede Cegonha, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), do Espírito Santo. Os municípios de Vitória, Vila Velha e Serra serão contemplados com os recursos. Os repasses foram definidos conforme portarias publicadas no Diário Oficial da União

Os recursos qualificam as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Tipo I do município de Vila Velha, que, a partir de agora, passam a ser UTI Tipo II. O Hospital Dr. Jayme Santos Neves, localizado no município de Serra, também foi beneficiado com a habilitação de 20 novos leitos de UTI Neonatal (UTIN), assim como o município de Vitória, que também teve novos leitos de UTI credenciados. 

De acordo com o texto, o valor será incorporado ao Limite Financeiro de Média e Alta Complexidade e repassados ao Fundo Estadual de Saúde e aos fundos municipais, que são responsáveis por gerenciar a verba e distribuir para as instituições beneficiadas. 

Rede Cegonha 

A Rede Cegonha é uma estratégia do governo federal que incentiva o parto normal humanizado e intensifica a assistência integral à saúde das mulheres e crianças na rede pública, acompanhando o pré-natal, o parto e o pós-parto.

Entre as ações previstas está a implantação de Centros de Parto Normal (CPN), onde a mulher é acompanhada por uma enfermeira obstetra ou obstetriz, em um ambiente preparado para que possa exercer as suas escolhas, como se movimentar livremente e ter acesso a métodos não farmacológicos de alívio da dor. 

Um dos objetivos do CPN é reduzir cada vez mais a taxa de mortalidade materna e neonatal e as ocorrências de cesarianas desnecessárias na rede pública de saúde, por meio das instituições que atendem pelo SUS. 

O Ministério da Saúde também desenvolve ações voltadas para a formação e capacitação de enfermeiras obstétricas, profissionais estratégicas para mudança no modelo de atenção obstétrico e neonatal.

As secretarias de saúde dos estados e municípios também estão contando com apoio do Ministério da Saúde para reorganizarem a rede de assistência, tanto no sentido técnico quanto no financiamento, criando estratégias e políticas de atendimento mais eficientes e ampliando leitos nas áreas de maior necessidade, como os leitos de UTI e os leitos de UTI Neonatal.

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde