Portal Brasil

Exposição mostra mudanças com construção em Canoas (RS)

Famílias que moravam no local estão sendo reassentadas em moradias do Minha Casa Minha Vida. Mudança foi registrada pelas lentes de Andrea Weschenfelder


por Portal Brasil


publicado:
30/03/2015 11h46


última modificação:
30/03/2015 11h46

A construção da Rodovia do Parque (BR 448) está mudando diretamente a vida de 599 famílias que antes viviam na Vila do Dique, em Canoas (RS), e agora estão sendo reassentadas em moradias do Minha Casa Minha Vida (MCMV).

As situações que incluem a iniciativa estão sendo registradas pelas lentes de Andrea Weschenfelder e deu vida à exposição fotográfica itinerante “Endereçar”.

Construída paralela ao Rio dos Sinos, a BR 448 corta áreas inundáveis onde, na década de 1970, foram construídos diques de contenção para proteger a cidade de Canoas das enchentes. Nesta região, poucos anos depois, teve início uma ocupação irregular que se estenderia por cinco quilômetros, dando origem à Vila do Dique.

A construção da nova estrada impulsionou 22 ações ambientais e mitigatórias, entre elas o Programa de Reassentamento Populacional destinado às 599 famílias. Este processo incluiu a transferência de quase 300 famílias, que tinham casas no trajeto da estrada, para a Vila de Passagem, construída como morada provisória enquanto eram erguidos os três residenciais do MCMV: Canoas Minha Terra I, Canoas Minha Terra II e Morada Cidadã.

De acordo com a empresa STE, responsável pela gestão ambiental da Rodovia do Parque, 358 famílias já habitam as casas e apartamentos destes residenciais. As demais 241 estão na Vila do Dique, em casas que ficam próximas a estrada, ou na Vila de Passagem aguardando a conclusão do Morada Cidadã, o único que ainda não foi totalmente entregue.

Fazendo um panorama do processo de reassentamento, a exposição itinerante “Endereçar” já passou por vinte espaços públicos do Rio Grande do Sul exibindo trinta fotos que mostram os ambientes vivenciados pelas famílias nas vilas do Dique e de Passagem e nos residenciais do MCMV.

A BR 448/RS

Também conhecida como Rodovia do Parque, a BR 448/RS contou com R$ 1 bilhão em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem 22,3 quilômetros, 10 viadutos e três pontes que ligam o município de Sapucaia do Sul a Porto Alegre, passando por Esteio e Canoas. Durante quatro anos, 3,3 mil trabalhadores participaram da obra, entregue em dezembro de 2013.

A estrada foi feita para absorver 40% do fluxo diário de veículos que hoje trafegam pela BR 116, estimado em quase 160 mil veículos/dia. 

Fonte:

Programa de Aceleração do Crescimento