Portal Brasil

Exposições no Rio de Janeiro marcam os 80 anos do Iphan

Mostras em cartaz no Paço Imperial ressaltam os bastidores do Carnaval e a diversidade das expressões culturais brasileiras


publicado:
19/06/2017 16h47


última modificação:
19/06/2017 16h47

O Paço Imperial, no Rio de Janeiro, recebe, até o dia 20 de agosto, as exposições Bastidores da Criação – Arte aplicada ao Carnaval e Marcel Gautherot – Brasil: tradição, invenção. As mostras integram as comemorações dos 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). 

As duas exposições podem ser visitadas de terça a domingo, das 12h às 19h, na Praça XV de Novembro, centro do Rio de Janeiro. Entrada Franca.

A curadoria da exposição Bastidores da Criação – Arte aplicada ao Carnaval foi feita pelo carnavalesco Leandro Vieira e por técnicos do Núcleo de Educação Patrimonial do Iphan do Rio de Janeiro.

“A mostra busca ilustrar para o público a existência de uma produção artística que nem sempre é difundida de forma eficiente. O desfile em si é muito conhecido, mas os bastidores não. A ideia é apresentar o alto nível artístico produzido para um espetáculo reconhecidamente brasileiro tão bem definido como a tal Ópera Popular”, afirma Leandro Vieira.

Exposição Marcel Gautherot

A exposição Marcel Gautherot – Brasil: tradição, invenção é a maior mostra das obras do fotógrafo francês já exibida no Brasil. As fotografias expostas fazem parte do acervo do Instituto Moreira Salles (IMS). Em parceria com o Iphan, o IMS leva ao Paço Imperial mais de 300 imagens representativas da diversidade temática e da qualidade estética desenvolvida por Gautherot ao longo de sua carreira no Brasil.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura