Portal Brasil

Publicação da Fiocruz lidera ranking de melhor revista científica da América Latina

Revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz traz artigos publicados por pesquisadores do Fundação


por Portal Brasil


publicado:
21/06/2017 22h18


última modificação:
22/06/2017 09h39

A revista científica Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi classificada pela Thomson Reuters, que avalia a relevância de publicações científicas em todo o mundo, como a de maior destaque da América Latina.

O periódico foi o mais citado entre as publicações de países latino-americanos em 2016. Quando comparada com outras revistas do mundo, a publicação também é destaque na área de medicina tropical, com o quarto maior fator de impacto, e o sétimo lugar em número de citações.

De acordo com a editora-chefe da publicação, a pesquisadora Claude Pirmez, o resultado é histórico. “É o mais positivo já alcançado pela revista. Sem dúvida é resultado de uma rede de pessoas que se empenham no processo crescente de internacionalização da revista, de aperfeiçoamento de seus protocolos de garantia da ética na publicação e da editoria criteriosa para os artigos que são publicados”, comentou.

Criada pelo cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz em 1909, a revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz tem todo acervo digitalizado e disponível na internet. A submissão online de artigos conta com o sistema DOI, um identificador internacional de artigos científicos, que confere mais credibilidade ao conteúdo. 

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil