Alimentos foram comprados pela Conab, por meio do PAA, na modalidade Compra com Doação Simultânea
por Portal Brasil
publicado:
05/02/2016 16h15
última modificação:
05/02/2016 16h15
O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Jardim Marília, em Luziânia (GO), recebeu cerca de 14 toneladas de alimentos comprados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea.
Luziânia está distante cerca de 60 quilômetros de Brasília. O município possui população estimada de 194 mil habitantes e mantém 14 unidades do CRAS. Ao todo, esses centros de assistência social receberam, na quinta-feira (4), 30 toneladas de frutas, legumes e verduras produzidos por agricultores familiares da região.
De acordo com Lineu Olimpio, presidente da Conab, essa é uma iniciativa em curso na maioria dos Estados e que, além de garantir renda aos pequenos agricultores, contribui para o incremento nutricional das famílias. “Somente em Luziânia, o PAA beneficia cerca de 50 mil pessoas e garante o sustento e o trabalho de outros milhares de trabalhadores na lida do campo.”
No Jardim Marília, mais de 370 kits com frutas, verduras e legumes foram distribuídos, ação repetida a cada 15 dias. A dona de casa Edilaine dos Santos foi uma das beneficiadas. “Não tinha dinheiro para comprar alimentos, a distribuição dos produtos no CRAS foi abençoada e as crianças ficaram felizes, sobretudo, por causa das frutas”, disse ao receber os alimentos.
Para o presidente da Cooperluz, Luciano Andrade, que coordenou a distribuição dos produtos em Luziânia, o PAA é um suporte importante para os trabalhadores do campo e resulta em benefícios diretos para toda a sociedade. “É fundamental essa parceria da Conab com os produtores da região e de outras localidades, pois promove a geração de empregos e gera renda”, avaliou.
Programa de Aquisição de Alimentos
Somente em 2015, 38,8 mil famílias de pequenos agricultores de todo o País tiveram o apoio da Conab na comercialização de sua produção por meio do PAA. Cerca de 50% dos beneficiados são mulheres e 20%, assentados da reforma agrária. No total, 917 projetos foram formalizados pela Conab com o objetivo de apoiar diretamente cooperativas e associações de agricultores familiares, totalizando investimentos na ordem de R$ 287 milhões repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e R$ 21 milhões, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).