Portal Brasil

Festejos em todo o País celebram o Dia de São João

Neste ano, o Ministério do Turismo investirá cerca de R$ 6,2 milhões para reforçar as celebrações em várias cidades do Brasil


por Portal Brasil


publicado:
24/06/2016 15h40


última modificação:
25/06/2016 12h12

O Dia de São João, comemorado nesta sexta-feira (24), é um dos eventos populares mais aguardados pelos brasileiros. A data, que celebra o nascimento de São João Batista, o “santo festeiro”, é marcada pelas festas juninas que ocorrem em todo o País.

Neste ano, o Ministério do Turismo investirá cerca de R$ 6,2 milhões para reforçar as celebrações, caracterizadas pelas quadrilhas, fogueiras, bandeirinhas e gastronomia típica, além de apresentações musicais.

No Amazonas, o Festival Folclórico de Parintins 2016 começa nesta sexta-feira e segue pelos dias 25 e 26 de junho. A apresentação dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido – que disputam a atenção do público – reúne, todos os anos, cerca de 100 mil pessoas na ilha de Parintins. A grandiosa encenação gira em torno da cultura, história, riqueza e diversidade étnica da Amazônia.

“Sem dúvida, uma das mais importantes manifestações culturais do País e de expressivo impacto na economia local”, afirma o ministro do Turismo, Alberto Alves. “Eventos de notório reconhecimento popular, de valorização e resgate de tradições, como o Festival de Parintins, são grandes geradores de fluxo de turistas, de desenvolvimento, emprego e renda nas regiões”, completa.

As festas de celebração a São João se estendem até os meses de julho e agosto, quando ocorrem as celebrações em Itapemirim (ES), Belo Horizonte (MG) e Itariri (SP), no dia 1º de julho, São Sebastião (SP), no dia 15 de julho, Anápolis (GO), no dia 25 de julho, e Brasília (DF), no dia 25 de agosto.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo