Portal Brasil

Fim do sinal analógico começa a ser divulgado

Anatel estipulou prazo até novembro de 2018 para que todos os municípios brasileiros tenham a transmissão digital


por Portal Brasil


publicado:
13/04/2015 09h36


última modificação:
13/04/2015 09h36

Os telespectadores do Distrito Federal (DF) e entorno,  e da cidade goiana de Rio Verde começaram a ser avisados, nesta semana, sobre o desligamento do sinal analógico da TV e a substituição pelas transmissões digitais. O desligamento para estas localidades está previsto para acontecer a partir do dia 3 de abril de 2016.

Com o desligamento da TV analógica, a programação aberta ficará disponível apenas em formato digital, o que vai melhorar a qualidade de som e imagem da programação.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estipulou prazo até novembro de 2018 para que todos os municípios brasileiros tenham a transmissão digital. Pelo cronograma previsto, este ano começam as transmissões exclusivamente digitais nas regiões metropolitanas de São Paulo (SP), Belo Horizonte (BH), Goiânia (GO) e do Rio de Janeiro (RJ). O desligamento do sinal analógico deve atingir 30 milhões de famílias.

Quem já tem um aparelho de televisão digital deve instalar a antena para receber o sinal digitalizado. Os que têm aparelhos mais antigos deve instalar a antena e um aparelho conversor, que pode custar menos de R$ 100, segundo a Anatel.