Portal Brasil

Fiscalizar o gasto é prestar contas ao contribuinte, diz Torquato Jardim

Para o ministro da Transparência, pente-fino no Bolsa Família e fiscalização em serviços jurídicos de estatais são medidas destacadas


por Portal Brasil


publicado:
18/11/2016 17h43


última modificação:
20/11/2016 16h20

Fiscalizar a qualidade do gasto público é uma forma de prestar contas ao contribuinte brasileiro, o responsável por gerar riqueza ao País. A afirmação é do ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, Torquato Jardim, que fez um balanço dos trabalhos da pasta em entrevista ao Portal Brasil.

“O governo não gera riqueza, ele gasta riqueza. Quem faz riqueza é a iniciativa econômica privada com parceria ou não com as empresas estatais. (…) Logo, fiscalizar o gasto, evitar abusos e desvios, é prestar contas permanentemente a você, contribuinte, que é quem mantém a estrutura de governo”, afirmou.

Uma das medidas destacadas pelo ministro está o pente-fino no Bolsa Família, que encontrou indícios de irregularidade em 8% dos 12,5 mil cadastrados no programa. A fiscalização também constatou um gasto elevado – R$ 2,2 bilhões – com serviços jurídicos de estatais, que têm centenas de advogados em seus quadros.