Portal Brasil

Força Aérea leva mutirão de cidadania à comunidade do DF

Ação vai levar atendimento médico e odontológico para a região da Ceilândia; são esperadas cerca de 5 mil pessoas


publicado:
11/09/2015 18h03


última modificação:
11/09/2015 18h03

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai levar mais de 40 médicos e dentistas para atender à população do Condomínio Sol Nascente, comunidade localizada em Ceilândia, distante cerca de 60 km de Brasília (DF). A Ação Cívico-Social será realizada neste fim de semana (12 e 13) na Escola Classe 66 durante o 1º Mutirão da Cidadania.

No sábado, o atendimento inicia às 8h30 e se estende até as 17h. No domingo, o horário é entre 8h30 e 13h. A expectativa dos organizadores é que entre 4 e 5 mil pessoas participem da ação durante os dois dias.

A ação, organizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania Governo do Distrito Federal (GDF), prevê levar serviços de 31 órgãos públicos nos dois dias para a comunidade considerada uma das mais carentes do Distrito Federal.

A população terá acesso facilitado para confecção de documento de identidade, defensoria pública, defesa do consumidor, entre outros serviços públicos.

De acordo com o Subsecretário de Proteção às Vítimas de Violência do GDF, o bairro ainda não dispõe de posto de saúde. O mais próximo fica a 20 km, no centro de Ceilândia.

Os médicos da FAB que prestarão atendimento são das especialidades de Pediatria, Oftalmologia, Ortopedia, Ginecologia, além de Clínica Médica.

De acordo com o chefe do Serviço Regional de Saúde (Sersa-6) e coordenador da participação da FAB na ação, Major Médico Fábio Amadeo, a seleção das especialidades foi feita de acordo com necessidades identificadas na localidade.

O major, que tem 20 anos de serviço ativo militar, já participou de missões de atendimento de saúde à população em desastres naturais como no terremoto do Haiti e na região serrana do Rio de Janeiro.

“Se a gente tem como ajudar, estamos aqui para isso. É o papel da saúde. Temos que estar junto do cidadão”, afirma.

Saúde bucal


Uma unidade móvel de atendimento da Odontoclínica de Aeronáutica de Brasília (OABR) estará no local. Mais de 50 profissionais de saúde bucal vão se revezar no atendimento de crianças e adultos.

Estão previstas palestras sobre higiene a cada 30 minutos. Um escovódromo será instalado no local para orientar a forma correta de escovação. Na clínica de prevenção será feita aplicação de flúor.

Também serão realizadas palestras de saúde, motivacionais e formas de ingresso na Aeronáutica, além de atividades para crianças.

Para o Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI Comar), Major-Brigadeiro do Ar Rogério Gammerdinger Veras, além de proporcionar atendimento médico e odontológico, “é uma oportunidade de nossos militares, muitos ainda jovens, desenvolverem espírito cívico e exercer a cidadania”, avalia.

Serviço:

Ação Cívico-Social da FAB na Condomínio Sol Nascente (Ceilândia)
Local: Escola Classe 66
Horários: Sábado – das 8h30 às 17h / Domingo – das 8h30 às 13h

Fonte: Força Aérea Brasileira