Portal Brasil

Força Nacional planeja segurança do Rio 2016

Esforço conjunto reúne integrantes da Força Nacional à equipe da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça


por Portal Brasil


última modificação:
19/05/2015 19h32

Integrantes da Força Nacional de Segurança Pública e da equipe da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) reúnem-se para planejar a segurança dos Jogos Rio 2016. A iniciativa parte de compromissos assumidos pelo Governo Federal e anunciados pela presidenta Dilma Rousseff durante visita ao comitê organizador.

“Um dos objetivos desse trabalho integrado visa planejamento do efetivo dos policiais da Força Nacional que farão a segurança interna das instalações dos jogos”, explicou Humberto Freire, Coordenador-Geral de Execução Operacional da Sesge.

O trabalho, coordenado pela Sesge/MJ, faz parte da Oficina Temática de Segurança das Instalações, criada pela Comissão Estadual de Segurança dos Jogos Rio 2016 (Coesrio2016). Ao todo, atuam no planejamento da segurança do evento esportivo 120 profissionais da segurança pública e defesa civil das três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ministério da Defesa e Rio 2016, por meio da metodologia Venue Integrated Security Operation (Viso).

Visita técnica

A equipe conjunta da Sesge/MJ e da Força Nacional realizou a primeira visita técnica à Lagoa Rodrigo de Freitas para análise de aspectos físicos dessa instalação, palco de competições de remo nos Jogos Rio 2016.

As próximas visitas serão ao Parque Olímpico da Barra e ao Parque Olímpico de Deodoro. Serão analisadas mais de 60 instalações de competição, treino e hospedagem, por onde os cerca de 10.500 atletas e cerca de 850.000 espectadores passarão.

Subordinada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), a Força Nacional é um programa de cooperação federativa em segurança pública, com a participação de todos os estados e o Distrito Federal. O departamento já participou com sucesso da segurança de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo, Copa das Confederações e Jogos Pan-Americanos.

Fonte:

Ministério da Justiça com informações do Brasil 2016