Portal Brasil

Governo ajuda RS a enfrentar perdas causadas pelas chuvas

Preenchimento das documentações do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres vai acelerar a adoção de mecanismos de apoio


publicado:
27/10/2015 15h17


última modificação:
27/10/2015 18h23

A equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional está no Rio Grande do Sul para auxiliar o estado e os municípios gaúchos no preenchimento das documentações do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). A ferramenta é responsável pelo registro e acompanhamento dos processos de reconhecimento federal de estado de calamidade pública ou situação de emergência, acelerando a adoção de mecanismos de apoio para atender as localidades recentemente afetadas por chuvas fortes e inundações.

A missão, liderada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira, chegou ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (26) e permanecerá no estado até quinta-feira (29). 

Profissionais da Sedec estão no estado desde o início dos problemas para auxiliar os municípios afetados na elaboração do Plano Detalhado de Resposta (PDR), com a solicitação de recursos para ações de restabelecimentoA situação climática na região está sendo monitoradas 24 horas pela equipe técnica do Ministério da Integração.

Apoio federal

Na última semana, o Ministério da Integração autorizou R$ 432.205,20 para ações emergenciais no município de Rio Pardo (RS). Além desse montante, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) repassou 22,2 mil kits de ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul. O material inclui cestas de alimentos, kits de higiene pessoal, colchões, produtos de limpeza e kits dormitórios. O investimento é de quase R$ 2 milhões.

Reconhecimento

A Sedec já reconheceu situação de emergência de 66 municípios do Rio Grande do Sul, em razão de chuvas intensas, granizos, enxurradas e inundações. Os municípios são: Agudo, Alegrete, Alvorada, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Candiota, Dona Francisca, Eldorado do Sul, Itaara, Jóia, Júlio de Castilhos, Manoel Viana, Mata, Miraguaí, Montenegro, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Rosário do Sul, Santa Maria, Santiago, São Gabriel, São Jerônimo, São Sebastião do Caí, Silveira Martins, Rio Pardo, Canoas, Rio Grande, Amaral Ferrador, Arambaré, Arroio do Meio, Bom Princípio, Cacequi, Cachoeirinha, Candelária, Caraá, Cristal, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Faxinal do Soturno, Gramado Xavier, Ibarama, Ibirapuitã, Jaguari, Jari, Lagoa Bonita do Sul, Nova Santa Rita, Passa Sete, Passo do Sobrado, Restinga Seca, Santa Tereza, Sant’Ana do Livramento, São Francisco de Assis, São José do Norte, São Lourenço do Sul, São Martinho da Serra, São Vicente do Sul, Sapucaia do Sul, Sobradinho, Taquara, Uruguaiana, Vera Cruz, Gravataí, Pelotas e Porto Alegre.

 Fonte: Ministério da Integração