Portal Brasil

Governo espera fechar acordo com Samarco até fevereiro

Há convergência em relação às ações necessárias de reparação para atender as famílias prejudicadas, disse o advogado-geral da União


por Portal Brasil


publicado:
21/01/2016 21h02


última modificação:
22/01/2016 18h56

O governo federal espera fechar um acordo, até a primeira semana de fevereiro, com mineradores responsáveis, para a reparação da bacia do Rio Doce. O rio ficou comprometido após o rompimento  da barragem da empresa na cidade de Mariana (MG). A projeção de data para que seja firmado o acordo foi apresentada, nesta quinta-feira (21), pelo advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Adams, após reunião com representantes dos Estados e das empresas.

“Tivemos hoje um avanço significativo. Há uma convergência clara, objetiva, em relação as ações necessárias de reparação para atender as famílias prejudicadas”, disse o ministro. “Não podemos esperar que o processo demore mais do que isso [fevereiro]. É necessário que haja o efetivo atendimento das populações e da necessidade ambiental”, complementou.

Ainda segundo Adams, o nível de debate que foi estabelecido entre as partes envolvidas revela uma convergência para a solução do problema. “Estou muito confiante de que esse acordo vai sair”, afirmou.