Portal Brasil

Governo muda regras para oferta de softwares públicos

Ferramentas não precisam mais de registro no INPI para ficarem disponíveis para download gratuito no catálogo do governo federal


por Portal Brasil


publicado:
04/10/2016 19h51


última modificação:
04/10/2016 19h51

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão publicou nesta terça-feira (4) a atualização das regras para que projetos e programas possam ser considerados software público. Assim, poderão ser disponibilizados para download gratuito no catálogo do governo federal. Segundo a pasta, o objetivo é desburocratizar o caminho para oferta dos programas.

Uma das novidades é que não é mais necessário o registro do software no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O governo também ampliou a quantidade de licenças permitidas. A portaria ainda explicita que todos os sistemas criados pelo governo terão de ser disponibilizados no portal do software público brasileiro.

Com a oferta dos softwares no portal, os usuários podem se beneficiar de novas soluções e criar a partir do material disponibilizado. Os programas registrados no portal são softwares livres, ou seja, têm o código-fonte aberto e podem ser aperfeiçoados. A decisão desta terça-feira proíbe, contudo, a criação de versões comerciais de um programa a partir dos softwares públicos.

O texto prevê também a situação dos softwares de governo, definidos como programas cujo titular dos direitos seja um órgão da administração pública e para o qual há necessidade de compartilhamento com outros órgãos, mas que não atende a todos os requisitos para que seja considerado um software público. 

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil