Portal Brasil

Mercado de Indústrias Culturais do Sul terá 61 empreendedores brasileiros

Os representes do País poderão promover seus negócios, além de contribuir para o fortalecimento da cultura nacional no exterior


por Portal Brasil


publicado:
03/10/2016 17h12


última modificação:
03/10/2016 18h10

A segunda edição do Mercado de Indústrias Culturais do Sul (Micsul) contará com expressiva participação brasileira. Ao todo, 61 empreendedores do País participarão no evento, que será realizado entre 17 e 20 de outubro, em Bogotá, na Colômbia.

O encontro é o mais importante voltado a mercados culturais e criativos da América do Sul. Na ocasião, os representes brasileiros terão oportunidade de promover seus negócios, bem como contribuir para o fortalecimento da cultura nacional no exterior.

“O Micsul é a principal plataforma de promoção da dimensão econômica da cultura na América do Sul. Sua consolidação como evento de referência regional e internacional, já nesta segunda edição, nos inspira a intensificar esforços para ampliar mecanismos e recursos necessários ao incremento da inserção de bens e serviços culturais brasileiros no mercado global”, destaca o ministro da Cultura do Brasil, Marcelo Calero.

Nesta edição, o Brasil terá dez empreendedores de cada um destes seis setores: artes cênicas, audiovisual, editorial, animação e games, música e design. Haverá também uma empreendedora da área de moda, que fará um desfile junto a profissionais de outros países.

Os 61 empreendedores foram selecionados por meio de edital lançado em parceria pelo Ministério da Cultura (MinC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Para o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, a participação no Micsul integra a estratégia de consolidar a imagem do Brasil, no exterior, como um País que oferece ao mundo produtos e serviços criativos e diversificados.

Apresentações culturais

Além dos 61 empreendedores, o Brasil também levará ao Micsul apresentações culturais de música, dança e circo. Os shows serão realizados dentro das programações oficial e paralela do evento. Irão se apresentar o cantor e compositor pernambucano Siba, o duo Nina Wirtti e Luís Barcelos, a São Paulo Companhia de Dança, o espetáculo #Passinho e o Circo Girassol, de Porto Alegre (RS)

O estilista Romero Sousa, de João Pessoa (PB), está empolgado com a possibilidade de participar do Micsul. Ele trabalha com design desde 1989 e vai levar suas estampas digitais com motivos regionais para o encontro em Bogotá.  

Micsul

Criado com o intuito de promover intercâmbio de conhecimento, produtos e serviços culturais e criativos, o Micsul é uma iniciativa dos Ministérios da Cultura de 10 países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Em 2018, o Brasil sediará a terceira edição do evento. A primeira edição foi realizada em maio de 2014, em Mar del Plata, na Argentina.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MinC