Portal Brasil

Governo projeta melhora da arrecadação de tributos em 2016

Receita avalia que economia brasileira tem bons fundamentos e fim de desonerações deve elevar pagamento de impostos


por Portal Brasil


publicado:
23/12/2015 18h42


última modificação:
23/12/2015 20h40

A Receita Federal projeta que a arrecadação de tributos terá resultados melhores em 2016 em comparação a este ano, indicando chances de que a economia brasileira mostre recuperação rápida em ambiente político de menor incerteza.

A avaliação foi feita nesta quarta-feira (22) pelo chefe do Centro de Estudos Tributários da Receita Federal, Claudemir Malaquias, que disse acreditar que os investidores continuam apostando fichas nos fundamentos econômicos do Brasil.

“À medida em que a gente tiver um cenário político mais definido, claro e tranquilo, teremos condições de resgatar a atividade econômica rapidamente”, disse. “O Brasil tem chamado interesse por parte de diversos investidores estrangeiros. Tivemos o rebaixamento, e o País não foi para a UTI”, comentou.

O rebaixamento a que ele se refere foi a perda do grau de investimento do Brasil por parte de duas agências internacionais de classificação de risco.

Após esse fato, o Brasil não passou por uma fuga de capitais externos, ou seja, os investimentos externos feitos no País foram mantidos.

“A economia tem seus fundamentos. E a decisão de investir está atrelada à realidade e o Brasil tem ainda base para recuperar a atividade econômica”, acrescentou.