Portal Brasil

Governo propõe medidas que reduzem burocracia e gasto de empresas com livros contábeis

Dilma participou do Conselho Deliberativo do Programa Bem Mais Simples Brasil para formular ações que diminuam a burocracia e gastos de empresas


por Portal Brasil


publicado:
25/02/2016 19h09


última modificação:
26/02/2016 19h21

O governo enviará ao Congresso Nacional projetos de lei que reduzam a burocracia de registros contábeis para empresas e simplifiquem as regras de atuação de tradutores juramentados e leiloeiros em todo o País. Com a adoção das novas regras, estima-se que as empresas economizem R$ 480 milhões por ano com taxas e impressões de livros. As medidas são resultados da reunião do conselho deliberativo do Programa Bem Mais Simples Brasil, realizada, nesta quinta-feira (25), com a participação da presidenta Dilma Rousseff.

“O objetivo do Programa Bem Mais Simples é de identificar e eliminar as burocracias que impactam no ambiente de negócios, que impactam a vida do cidadão”, destacou o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Valdir Simão. “Os encaminhamentos feitos no dia de hoje foram importantes, em especial, para a melhoria do ambiente de negócios. Estão associados a uma agenda de reforma do Estado que tem entre seus quatro pilares a desburocratização.”

O projeto de lei (PL) que diz respeito aos livros fiscais atualiza a legislação de 1932, explicou Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae, que assumiu a presidência do conselho deliberativo do programa. “Hoje nós temos todos os atos de empresa, principalmente as que estão no lucro presumido ou no lucro real, no Sped [Sistema Público de Escrituração Digital] na Receita Federal. Portanto, já [se] faz a comunicação eletrônica, mas como a legislação permaneceu, tem de ter carimbo no livro físico. O dado do Sped só é convalidado na hora que tiver o carimbo da junta comercial no livro. Atualmente, existem 1,8 milhão de livros em atraso de registro nas juntas comerciais de todo o Brasil, que é uma burocracia inútil”. O PL regulamenta o processo por meio eletrônico, convalidando os dados já informados no Sped.