Portal Brasil

Hotéis recebem informativo com dicas para combater o Aedes aegypti

Ministério do Turismo encaminhou material com informações sobre eliminação dos criadouros do mosquito e os cuidados necessários para proteger a população


publicado:
12/02/2016 12h15


última modificação:
12/02/2016 19h21

Desde o mês de janeiro, o Ministério do Turismo tem encaminhado material informativo para cerca de 56 mil estabelecimentos, entre hotéis, bares, restaurantes e agências de viagens, com orientações de combate ao Aedes aegyptitransmissor das doenças dengue, zika vírus e febre chikungunya.

No material estão listadas as medidas que devem ser tomadas nos locais com potencial para proliferação do mosquito como jardins, quintais, cozinhas, piscinas, depósitos e banheiros. Alguns hotéis têm utilizado o material recebido para alertar aos hóspedes sobre a presença do mosquito e como se prevenir, outros vão fazer ações educativas com os trabalhadores para prevenção do inseto no local de trabalho e em casa.

“Entendemos que essa é uma luta de toda a sociedade brasileira e o nosso setor está 100% comprometido com a tarefa de eliminar o mosquito da nossa sociedade. Estou confiante que sairemos vitoriosos. Um mosquito não é mais forte que um País”, assegurou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

Para Juliana Giron, gerente de vendas do hotel Sol Ipanema, no Rio de Janeiro, os informativos do Ministério do Turismo têm auxiliado no trabalho de esclarecimento dos hóspedes. “Os profissionais que estão mais em contato com os turistas como recepcionistas, mensageiros e seguranças têm orientado os viajantes quando perguntados sobre a prevenção. Queremos informar, sem assustar”, afirma.

No Rio de Janeiro, todos os locais de obras de instalações olímpicas e seus arredores também já recebem visitas ininterruptas dos agentes de vigilância ambiental em saúde para controle de possíveis focos do mosquito e esse trabalho será intensificado a partir de abril, segundo a secretaria municipal de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 30% dos estabelecimentos no Brasil (comércio, órgãos públicos e residências) já foram vistoriados por agentes de saúde ou das Forças Armadas para combate ao Aedes aegypti. Durante a visita são dadas orientações de combate ao foco de proliferação do mosquito, muitas vezes, a prevenção já é feita na hora.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo