Portal Brasil

Inscrições abertas para Festival de Cinema de Toronto

Evento acontece entre os dias 10 e 20 de setembro. Prazo para envio de curtas e longas vai até 29 de maio


por Portal Brasil


publicado:
02/04/2015 12h17


última modificação:
02/04/2015 12h17

Estão abertas as inscrições para o 40º TIFF – Festival Internacional de Cinema de Toronto, que acontece de 10 a 20 de setembro, no Canadá.

Filmes brasileiros podem se inscrever em uma das três competições internacionais do evento: curtas-metragens (com até 49 minutos), longas-metragens de ficção e documentários em longa-metragem. O prazo de inscrição vai até o dia 29 de maio.

Para serem elegíveis ao processo de seleção, as obras inscritas devem ter sido finalizadas a partir de 1º de setembro de 2014. Apesar de não ser uma exigência, o festival manifesta no regulamento a preferência por filmes que sejam inéditos na América do Norte. A programação dos filmes nas diversas mostras temáticas do festival fica a critério da organização do evento.

Inscrições

Os interessados devem se inscrever realizando o preenchimento de um formulário e o pagamento da taxa de inscrição por meio da plataforma Withoutabox. Curtas-metragens devem ser disponibilizados via upload no próprio site, já para os longas-metragens é necessário o envio postal de uma cópia em DVD para o endereço informado no regulamento. Tanto curtas quanto longas devem ser submetidos contendo legendas em inglês.

O prazo de inscrição se encerra no dia 29 de maio e o valor da taxa varia de acordo com a duração do filme e com a antecedência da inscrição (até o dia 1º de maio o valor é de 55 dólares para curtas e 85 dólares para longas-metragens. Após esta data, passam a custar 85 e 115 dólares, respectivamente).

Selecionados poderão solicitar apoio da Ancine

Filmes selecionados para o Festival Internacional de Cinema de Toronto podem solicitar apoio junto à Ancine, por meio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais.

O programa, que contempla obras audiovisuais oficialmente convidadas a participar de 90 festivais e 31 laboratórios ou workshops no mundo inteiro, pode conceder cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro para a promoção de filmes no Festival de Toronto.

Para mais informações sobre como solicitar o apoio, acesse o regulamento do programa.

Fonte:
Agência Nacional do Cinema