Portal Brasil

Inscrições para Mais Cultura nas Universidades terminam nesta segunda (23)

Edital irá financiar planos de ação em prol do fortalecimento da arte e a cultura brasileiras, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural


por Portal Brasil


publicado:
23/03/2015 18h36


última modificação:
23/03/2015 18h36

O prazo para inscrição no edital ‘Mais Cultura nas Universidades‘ termina nesta segunda-feira (23). A iniciativa destinará recursos a projetos culturais de universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

O objetivo da ação é desenvolver e fortalecer a arte e a cultura brasileiras, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural.

“A criação de um programa voltado especificamente para a cultura dá a ela uma nova dimensão e um destaque sem precedentes no meio acadêmico, em termos de apoio à promoção, à pesquisa, à valorização e à disseminação das expressões culturais”, afirma o diretor de políticas e programas de graduação da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, Dilvo Ristoff,.

Funcionamento

Cada universidade ou instituto federal pode inscrever apenas um plano de ação cultural. Os planos selecionados pelos ministérios da Educação e da Cultura serão desenvolvidos por um período de um a dois anos de duração, e contemplados com apoio financeiro entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão.

Os planos devem se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos: educação básica; arte e cultura digitais; arte e cultura: formação, pesquisa, extensão e inovação; arte, comunicação, cultura das mídias e audiovisual; diversidade artístico-cultural; produção e difusão das artes e linguagens; economia criativa, empreendedorismo artístico e inovação cultural, e memória, museus e patrimônio artístico-cultural.

Financiamento

Entre as atividades que podem ter apoio do Mais Cultura nas Universidades, estão aquelas realizadas em escolas públicas, a criação e o fomento de rádios e tevês universitárias, a criação de museus para preservação da história das universidades, a produção de festivais culturais universitários, a criação de grupos de pesquisa e de novos cursos de pós-graduação em temas ligados à cultura e a reestruturação e compra de equipamentos para espaços de ensino e pesquisa já existentes.

Inscrições

O formulário de inscrição e a documentação solicitada para participação devem ser preenchidos e enviados, via postal, ao Ministério da Educação, em Brasília (DF).  

Avaliação

No dia 8 de abril, um comitê técnico irá se reunir em Brasília para avaliar os trabalhos enviados, são eles:

Representantes das secretarias de Educação Superior (Sesu) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, da Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Fontes:
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação e Ministério da Cultura