Portal Brasil

Integração Nacional descarta falta de água em Baixo Guandu e em Colatina

Municípios do Espírito Santo também são atingidos pelos rejeitos de mineração lançados no rio Doce após rompimento de barragens em Mariana, no interior de Minas Gerais


publicado:
16/11/2015 16h10


última modificação:
16/11/2015 16h13

abastecimento de água nos municípios de Baixo Guandu (ES) e de Colatina (ES) não será interrompido, garantiu nesta segunda-feira (16) o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. “Não faltará água nessas duas cidades. O que pode haver é uma diminuição da oferta e uma adequação do abastecimento por conta da captação no rio Doce”, explicou, após sobrevoar a região de Colatina (ES) para acompanhar os trabalhos e avaliar a situação do rio Doce.

Gilberto Occhi participou de uma reunião de trabalho com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e membros do governo estadual. O objetivo foi debater medidas para viabilizar um sistema alternativo para fornecimento de água aos moradores dos municípios.

O ministro destacou que as ações do governo federal em Baixo Guandu e em Colatina são preventivas. Ele reforçou que a primeira cidade não é mais dependente do rio Doce. “Já está pronta uma adequação para captação do rio Guandu”, afirmou. Além disso, cisternas e reservatórios estão sendo implantados no município, onde há carros-pipa disponíveis e mais de 100 homens do Exército.

Em Colatina, estão sendo perfurados seis poços, há carros-pipa e foram instalados reservatórios de 20 mil litros nos pontos mais altos da cidade. Também está em avaliação a instalação de adutoras de engate rápido para coleta de água bruta nas lagoas do Limão e Batista.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Integração Nacional