Portal Brasil

Mostra “Arquivo em Cartaz” vai exibir filmes restaurados e raros

Exibições serão realizadas entre 9 e 13 de novembro, em evento que faz parte do calendário oficial dos 450 anos do Rio de Janeiro


por Portal Brasil


publicado:
09/11/2015 17h04


última modificação:
09/11/2015 18h26

O Arquivo Nacional e a Universo Produção promovem, entre os dias 9 e 13 de novembro, a primeira edição do Arquivo em Cartaz, festival internacional de cinema de arquivo. O evento busca divulgar e incentivar a realização de filmes produzidos com imagens de arquivo, exibir filmes restaurados e raros, além de oferecer oficinas dedicadas à preservação e tratamento de arquivos cinematográficos, como uma ferramenta de indiscutível importância na salvaguarda da memória audiovisual brasileira.

Inserido no calendário oficial dos 450 anos do Rio de Janeiro, o Arquivo em Cartaz lembrará um momento estratégico para a cidade: entre as décadas de 1920 e 1930, algumas das mais importantes iniciativas do cinema brasileiro ocorreram em terras cariocas, ajudando a fomentar a discussão sobre a formação de uma indústria cinematográfica no País e o caráter cultural, artístico e político dos filmes produzidos. Os homenageados dessa edição serão a atriz Carmem Santos e o pesquisador Jurandyr Noronha.

Serão apresentados 50 filmes, entre curtas, médias e longas, nacionais e internacionais, em 27 sessões de cinema, divididas em mostras temáticas e competitiva, homenagens, debates, encontros, diálogos e exposições. Para a realização de todas estas atividades, serão ocupados três espaços principais: Arquivo Nacional e Espaço BNDES, no Rio de Janeiro; e Cine Arte UFF, em Niterói.

O evento tem como eixo temático a discussão em torno da preservação de acervos cinematográficos, o uso de materiais de arquivo, destacando a (re)utilização das imagens em novas produções, e representa importante instrumento de formação, reflexão, divulgação e incentivo a realização de filmes com imagem de arquivo.

A abertura do Arquivo em Cartaz acontecerá no dia 9 de novembro, às 19h30, no Cine-Pátio do Arquivo Nacional (Praça da República, 173, Centro, Rio de Janeiro), com a exibição dos filmes: “Família Movie”; “Inconfidência Mineira: sua produção” e “Mulheres no Cinema – episódio Carmem Santos”. A curadoria do festival é do servidor do Arquivo Nacional, Antonio Laurindo. 

A programação do Arquivo em Cartaz está dividida em sete mostras temáticas: Mostra Rio em Movimento, Mostra Competitiva Cinema de Arquivo, Mostra Acervos, Mostra Homenagem, Mostra Oficina Lanterna Mágica, Mostra Arquivo Faz Escola e Mostra Arquivos do Amanhã. Toda a seleção de filmes foi pensada com o objetivo de proporcionar a análise, a reflexão, o debate e a formação do público.

A Mostra Rio em Movimento traz filmes em pré-estréias nacionais que possuem relação com o aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Na Mostra Competitiva de Cinema de Arquivo são utilizados pelo menos 30% de material de arquivo. Os filmes selecionados concorrem ao Prêmio Batoque em nove categorias: melhor filme segundo o júri popular, melhor filme de longa, média e curta-metragem, melhor direção, melhor roteiro, melhor edição de imagem, melhor pesquisa e melhor utilização de material de arquivo.

Já na Mostra Acervos, o foco principal é a preservação e difusão de acervos filmográficos e da memória do cinema. A Mostra Homenagem celebra a história de vida e carreira da imigrante portuguesa Carmen Santos. 

Na Mostra Oficina os filmes vencedores da Oficina Lanterna Mágica, ocorrida entre maio e setembro, concorrerão ao prêmio de até 10 minutos de imagens em movimento do acervo do Arquivo Nacional para futura utilização em obra do vencedor.

As sessões da Mostra Arquivo faz Escola têm por objetivo chamar a atenção do público escolar para a importância da preservação da memória cinematográfica, assim como promover a utilização do cinema como uma ferramenta de aprendizado e despertar o interesse pela produção nacional. Já na Mostra Arquivos do Amanhã, as sessões são direcionadas para ao público do ensino médio.

O encerramento da primeira edição do Arquivo em Cartaz acontecerá no dia 13 de novembro, às 19h30, no Arquivo Nacional, com o anúncio e premiação dos filmes vencedores na Mostra Oficina Lanterna Mágica e Mostra Competitiva. Os vencedores serão agraciados com o Prêmio Batoque. Os ganhadores nas categorias de melhor filme (longa, média e curta) serão contemplados com até 10 minutos de imagens em movimento do acervo do Arquivo Nacional. Batizado de Jurandyr Noronha, o prêmio de melhor utilização de imagem de arquivo presta homenagem a uma vida dedicada ao cinema.

Fonte: Arquivo Nacional