Portal Brasil

MEC e Banco Interamericano iniciam acordo para financiamento na educação

Ministro da Educação foi aos Estados Unidos para debater projetos nas áreas de educação infantil, creches, pré-escolas e alfabetização


por Portal Brasil


publicado:
30/03/2017 19h49


última modificação:
31/03/2017 09h53

Para firmar novos contratos de financiamento na área de educação no País, o Ministério da Educação enviará uma carta consulta ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Nesta quinta-feira (30), nos Estados Unidos, o ministro Mendonça Filho se reuniu com representantes da instituição.

“Conversamos sobre a elaboração de um projeto nas áreas de educação infantil, creches, pré-escolas e alfabetização”, informou Mendonça Filho. “Ao mesmo tempo, discutimos o suporte para a área de formação técnica profissionalizante, via MedioTec, que é um dos programas lançados no governo do presidente Temer.”

Segundo o ministro, a parceria não envolverá somente o governo federal, mas também estados e municípios, que precisam de apoio, especialmente na educação infantil. Para a liberação dos recursos, é preciso que as propostas estejam de acordo com as exigências do banco, cujo objetivo é melhorar a saúde, educação e infraestrutura na América Latina e Caribe, com suporte técnico e financeiro.

Para tanto, o MEC se comprometeu a enviar ao BID uma carta consulta sobre o projeto que contribua para o início do processo de concessão dos empréstimos. “Está totalmente dentro dos nossos interesses. O Brasil é um parceiro e a educação é uma área que trabalhamos forte ao redor do mundo”, afirmou o chefe da Divisão de Educação do BID, Gregory Elacqua.