Portal Brasil

Medalha Mérito Tamandaré é concedida a 183 personalidades


por Portal Brasil


publicado:
15/12/2015 13h20


última modificação:
15/12/2015 16h42

Um total de 183 personalidades militares e civis brasileiras e estrangeiras foi agraciado com a Medalha Mérito Tamandaré nesta segunda-feira (15) no  Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB-DF). Também receberam a distinção cinco instituições militares, sendo três da Marinha, uma do Exército e uma da Aeronáutica. A solenidade foi realizada dentro das comemorações do Dia do Marinheiro, 14 de dezembro.

Entre os homenageados, estavam o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski; o ministro do STF Luiz Roberto Barroso; a ministra do STF Rosa Weber; os ministros dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues; do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias; de Portos, Helder Barbalho; da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera; das Comunicações, André Figueiredo; da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Eleonora Menicucci.

O ministro da Defesa destacou que a medalha entregue na cerimônia “celebra e imortaliza não apenas um grande marinheiro, mas o melhor de nossa história, celebra a trajetória de um grande estadista (…) um dos mais eminentes construtores do Brasil”.

Mensagem da presidenta Dilma Rousseff lida durante a solenidade lembrou da participação da Marinha em ações de assistência e monitoramento “que se seguiram ao rompimento da barragem de rejeitos em Mariana, abrigando em suas instalações um Centro de Operações e deslocando navios e pessoal especializado em apoio aos órgãos federais e estaduais”. 

O comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, ressaltou que “o Brasil é um país totalmente dependente do mar, seja para realizar a maior parte de suas trocas comerciais com o mundo, seja para atender às suas necessidades energéticas ou ainda para a obtenção de alimentos”.

A medalha Mérito Tamandaré

A medalha, criada pelo Decreto nº 42.111, de 20 de agosto de 1957, é destinada a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Defesa e da Secretaria de Política para as Mulheres